Paróquia de Bananal celebra 4 missas no Dia de Finados

 

Celebrações serão nos períodos da manhã, tarde e noite, nas igrejas de Rancho Grande, Retiro e duas na Matriz 

Por Ricardo Nogueira

A Paróquia Senhor Bom Jesus do Livramento realizará em Bananal 4 celebrações em 02 de novembro, Dia de Finados, nos períodos da manhã, tarde e noite.

A Igreja Matriz realizará missas às 7h e às 19h, abrindo e fechando o dia de celebrações. Pela manhã, a missa na Igreja de Sant´Ana, em Racho Grande, será às 8h. Durante a tarde, a celebração será na igreja de São José, no Retiro.

A Paróquia divulgou a programação das missas para a comunidade paroquial em suas redes sociais.


Tradição Católica*

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é uma data que a Igreja Católica dedica, desde a Idade Média (século II), aos mortos e suas almas, no dia 2 de novembro de cada ano.

Na maior parte dos países ocidentais a data é um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, tendo por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles.

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro)."

O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.

Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos.

Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.

*Fonte: Cláudio Fernandes - Brasil Escola
Postagem Anterior Próxima Postagem