Bananal registrou volume de 41 mm de chuva em 30 minutos na quarta-feira (21/02)

 


Município acumulou 163,6mm de chuvas entre 15 e 21 de fevereiro

Por Ricardo Nogueira

O temporal que caiu sobre toda a região valeparaibana no final da tarde de quarta-feira, 21 de fevereiro, atingiu em Bananal um volume de 41 mm em apenas meia-hora, aponta o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), através da estação pluviométrica instalada no centro histórico do município.

A chuva intensa causou apreensão nos moradores em diferentes pontos da cidade. Em declive pela Avenida Presidente Washington Luiz (Rua do Fogo), outra enxurrada de águas pluviais cobriu paralelepípedos das ruas e as calçadas, em direção ao rio Bananal. Verdadeiras cascatas se formaram na ponte Gersumiro de Oliveira.



Novos alagamentos por águas pluviais também ocorreram na rua Antônio Siqueira, próxima à Unidade de Saúde, desembocando para um trecho da Avenida Bom Jesus e rua Manoel Valentim Bastos.



Na Vila Bom Jardim, moradores registraram grandes concentrações de água nas ruas vereador Otaviano Vani (Irmã Ondina) e Geraldo Fernandes. Grande volume de águas pluviais também desceu dos barrancos do calçadão da Vila Bom Jardim, com as águas vertendo por cima do muro de contenção ao longo da via. (assista o vídeo abaixo)


ACUMULADO EM 7 DIAS

Indicadores do Cemaden levantados pela Gazeta de Bananal, mostram que o volume de chuvas no município atingiu 163,6 mm nos 7 dias compreendidos entre 15 e 21 de fevereiro.

No período, além das ocorrências de ontem, houve o transbordamento do rio Bananal no dia 19, em logradouro próximo à ponte que liga o centro da cidade aos bairros Niterói e Laranjeiras. 


PERIGO NAS ESTRADAS PARA BANANAL

As chuvas que caíram sobre a região deixaram pontos de perigo nas rodovias de acesso a Bananal, exigindo atenção redobrada dos motoristas para evitar acidentes. No final da tarde, em suas redes sociais, a Gazeta publicou fotos de trechos das rodovias SP-68 e SP-64 que merecem atenção dos condutores de veículos.


Cerca de 3 horas depois da publicação, dois veículos colidiram frontalmente no Km 325 da SP-64 (rodovia Álvaro Brasil Filho), nas proximidades da Fazendinha. Os ocupantes dos veículos foram atendidos e não sofreram ferimentos graves. Num dos carros estava uma mulher que passa bem. No outro, ocupado por um casal, a mulher fez exames que não apontaram problemas. O homem, com dores no pescoço, foi levado para observação em Barra Mansa, sem correr maiores riscos.

Postagem Anterior Próxima Postagem