Ranchão (PDT), Guinho Morais (PSB), Sarah Bruno (Progressistas) e Vitinho (PSD) são os candidatos de oposição ao prefeito William Landim (Republicanos) que tentará a reeleição
Por Ricardo Nogueira
Encerrado o prazo dos partidos políticos registrarem seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores na quinta-feira (15 de agosto), as eleições em Bananal contarão com 5 candidatos ao cargo de prefeito, com seus respectivos vices, e 87 postulantes às 9 cadeiras da Câmara Municipal.
Ao todo são 97 candidaturas aos cargos na Prefeitura e Câmara, figurando a Eleição 2024 como a terceira maior em quantidade nos pleitos municipais dos últimos 24 anos. A maior quantidade foi em 2016, quando 155 candidatos disputaram as eleições. Na segunda maior, em 2012, foram 103 candidatos. Veja quadro abaixo:
O período de campanha eleitoral começa nesta sexta-feira, 16 de agosto, e vai até 05 de outubro, véspera do dia da eleição a ser realizada no domingo, dia 06 de outubro.
O Distrito de Rancho Grande voltará a ter dois candidatos representados na eleição majoritária. Os mesmos de quatro anos atrás: Edson Ranchão (PDT - nº 12) e o prefeito Dr. William (Republicanos - nº 10) que busca a reeleição.
Além de Ranchão do PDT, as outras 3 candidaturas de oposição vem com Guinho Morais (PSB - nº 40), Sarah Bruno (Progressistas - nº 11) e Vitinho (PSD - nº 55).
A reeleição pretendida pelo candidato William Landim não acontece em Bananal desde as eleições do ano 2000, quando o então prefeito Wilton Néri Pereira foi reeleito para mais 4 anos à frente da gestão municipal. Desde o instituto da reeleição no Brasil nos anos 90, Dr. Wilton foi o único a ser reeleito em Bananal. Seus sucessores não conseguiram se reeleger ou não disputaram a reeleição nesses últimos 24 anos.
Câmara Municipal
Na disputa pelos 9 cargos a vereador(a) na Câmara Municipal de Bananal, 10 partidos registraram 87 candidatos. Com o fim das coligações nas eleições proporcionais, cada partido concorrerá isoladamente com, no máximo, 10 candidatos. Seis partidos preencheram as 10 vagas com candidatos: PSD, PP, SOLIDARIEDADE, MDB, PSB e PSDB. O REPUBLICANOS vem com 9 candidatos e o PL com 8. Integrados por uma Federação constituída a nível nacional, o PT, com 4 candidatos e o PV, com 6, apresentaram juntos 10 candidaturas. Os dois partidos não apresentaram candidatura majoritária a prefeito e, oficialmente, não apoiam os candidatos a prefeito das outras siglas. O PDT, de Ranchão, não apresentou candidatos a vereador.
A formação de coligações só é permitida para a eleição majoritária, em apoio aos candidatos a prefeito.
A partir do próximo domingo (18/08), dando sequência à cobertura das Eleições 2024, a Gazeta publicará diariamente matérias detalhando cada candidato a prefeito, seus respectivos vice-prefeitos e seus planos de governo.
O jornal também convidará os candidatos para sabatinas individuais, nos estúdios que estão sendo montados na rádio da Gazeta de Bananal, no centro da cidade.