Encontro das "Semeadoras do Agro" reforçou o papel fundamental das mulheres no campo com um ciclo de palestras voltado ao empoderamento feminino e à capacitação para o desenvolvimento no setor
Por Ricardo Nogueira
Na manhã do último dia 28 de agosto, em evento organizado pelo Sindicato Rural de Bananal na Quinta dos Bosques, foi realizado o segundo encontro em Bananal reunindo mulheres do agronegócio para um dia de interação, aprendizado e troca de experiências sob a temática "Mulheres, é tempo de semear - fase 2". O encontro reforçou o papel fundamental das mulheres no campo e promoveu um ciclo de palestras voltado ao empoderamento feminino e à capacitação para o desenvolvimento no setor.
O evento contou com a presença de representantes dos poderes municipais, de entidades civis e de convidados, incluindo uma animada e simpática comitiva de empreendedoras rurais do município de Silveiras.
BOAS VINDAS
A programação teve início com as boas-vindas do presidente do Sindicato Rural de Bananal, Adriano Rezende, que destacou a importância do evento para o fortalecimento da participação feminina no agronegócio. "O agronegócio tem um papel fundamental na economia do país. Tanto na produção de alimentos como na geração de empregos. E as mulheres, cada vez mais, estão se destacando, ganhando espaço no gerenciamento das propriedades, na produção, na criação e na sustentabilidade familiar", afirmou Adriano.
Ele pontuou que, mesmo assim, "elas ainda enfrentam preconceitos e discriminações. Nós sabemos que elas têm capacidade e competência para ocupar qualquer posição no agronegócio". Adriano finalizou destacando que "é nosso dever acreditar, reconhecer, valorizar e fornecer a elas (mulheres do agro) suporte para seu crescimento pessoal, profissional e garantir que todas as mulheres tenham condições de prosperar e expressar seu talento no agronegócio".
Em seguida, Marcela Vilela, Gerente no Escritório Regional do Sebrae em Guaratinguetá, reforçou a parceria da entidade com as produtoras rurais e a relevância do apoio ao empreendedorismo feminino no campo.
"O Sebrae, como vocês sabem, apoia as micro e pequenas empresas e o produtor rural", disse ela. Marcela informou que o dia seguinte estava com agenda lotada, com várias capacitações em Bananal, destacando o empenho do Sindicato Rural e o apoio da Prefeitura nas iniciativas.
PALESTRAS
O ciclo de palestras começou com a Dra. Juliana Farah, Vice-Presidente da Comissão Semeadoras do Agro, que abordou o tema "Posicionamento da Mulher e seus Diversos Papéis", ressaltando os múltiplos desafios enfrentados pelas mulheres no setor rural e a importância de seu protagonismo.
Na sequência, a Dra. Adriana Menezes, Coordenadora Executiva da Comissão, apresentou a palestra "Como Fazer Dar Certo", trazendo estratégias para o sucesso no agronegócio.
A saúde da mulher também teve espaço no encontro com a palestra "Amar é se Cuidar", ministrada por Ana Luiza Carvalho, representante da ONG Orienta Vida, instituída há 25 anos em Potim, falando sobre a importância do autocuidado e do bem-estar feminino.
Encerrando o ciclo de palestras, Luciana Giordani, Consultora do Sebrae-SP, apresentou "Comece a Organizar sua Ideia de Negócio", oferecendo dicas práticas para as participantes estruturarem seus projetos e empreendimentos no agronegócio.
O evento foi um sucesso e reforçou a importância da união e do compartilhamento de conhecimento entre as mulheres do campo, que seguem semeando novas ideias e colhendo resultados positivos para o futuro do agronegócio.