Bananal realiza escuta com artistas sobre destino de verba da Lei Aldir Blanc 2025 e ações do Conselho de Cultura


Reuniões nos dias 12 e 13 de maio vão definir, com participação popular, além do Calendário do ComCult, como será usada a verba da PNAB 2025 e a elaboração do PAAR - Plano Anual de Aplicação de Recursos 

Por Ricardo Nogueira 

Nos dias 12 e 13 de maio de 2025, o Conselho Municipal de Política Cultural de Bananal (CoMCult) realiza importantes encontros para debater a PNAB 2025 (Política Nacional Aldir Blanc) e definir o Calendário de Atividades do Conselho. As reuniões têm como destaque a elaboração do PAAR – Plano Anual de Aplicação de Recursos, peça essencial para definir como serão destinados os investimentos da PNAB no município.

Com a Lei Aldir Blanc agora permanente, os recursos federais voltados à cultura chegam de forma estruturada aos municípios, representando uma conquista histórica para a classe artística brasileira. Em Bananal, isso significa mais oportunidades para artistas, fazedores de cultura, grupos tradicionais e coletivos criativos, além do fortalecimento das políticas públicas culturais de base comunitária.

A elaboração do PAAR não é apenas uma etapa burocrática, mas sim um processo participativo, em que a escuta ativa da comunidade e do setor cultural é essencial para garantir que os recursos atendam às reais demandas locais.

"Contamos com a presença e a contribuição de todos e todas que fazem a cultura acontecer em Bananal. É um momento de construção conjunta, que pode transformar o cenário cultural da cidade", destaca um dos membros do CoMCult.

A participação nas reuniões pode ser acompanhada por meio do perfil oficial do conselho no Instagram: @comcultbananal, onde também estão disponíveis mais informações e os próximos passos desse processo democrático e colaborativo.





Postagem Anterior Próxima Postagem