Habemus Papam! A fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, às 13h08 (horário local), sinalizando a eleição do novo papa pela Igreja Católica. O nome do cardeal eleito e o título papal que adotará ainda não foram oficialmente divulgados. O anúncio será feito pelo cardeal protodiácono, que proclamará o tradicional "Habemus Papam" da sacada central da Basílica de São Pedro, seguido pela primeira bênção apostólica "Urbi et Orbi" do novo pontífice.
Este conclave contou com a participação de 133 cardeais eleitores, que necessitavam de pelo menos dois terços dos votos (89 votos) para eleger o novo líder da Igreja Católica, sucedendo o Papa Francisco, falecido em 21 de abril de 2025.
Entre os nomes mais mencionados como possíveis sucessores estavam os cardeais Pietro Parolin, Matteo Zuppi, Pierbattista Pizzaballa, Luis Antonio Tagle e Peter Erdő. Além disso, o cardeal brasileiro Leonardo Ulrich Steiner também foi apontado como um candidato forte ao papado.
A expectativa agora se volta para o anúncio oficial do nome do novo papa e a escolha de seu nome pontifício. Este momento histórico é aguardado por milhões de fiéis em todo o mundo.