Prefeito de Bananal se pronuncia sobre morte de Kelsy Santos e anuncia medidas na unidade de saúde


Dizendo que ainda não sabe "de quem é a culpa", William anuncia afastamento do secretário de Saúde e do médico plantonista, além da transferência temporária de seu gabinete para a unidade de saúde

Por Ricardo Nogueira

Em vídeo publicado nesta quarta-feira (21), o prefeito de Bananal, William Landim da Silva, se manifestou oficialmente sobre a morte da bananalense Kelsy Santos, ocorrida no último dia 18 de maio, após denúncias, da família dela, de negligência e falta de estrutura no atendimento prestado na Unidade Mista de Saúde do município. O pronunciamento foi feito diretamente da sala de emergências da unidade, com o objetivo de tentar transparecer normalidade na estrutura daquele local, prestar esclarecimentos à população e apresentar ações adotadas pela Administração Municipal diante do caso.

O prefeito iniciou a fala expressando solidariedade à família da vítima e afirmou que aguardou a apuração dos primeiros relatos antes de se pronunciar publicamente. Segundo ele, um encontro com familiares de Kelsy foi realizado na terça-feira (20), ocasião em que ouviu o esposo, a mãe e a irmã de Kelsy sobre os fatos.

Durante o vídeo, o chefe do Executivo apresentou relatórios de controle de equipamentos e medicamentos da sala de emergência, destacando que a unidade está tecnicamente preparada para atendimentos de urgência. Ele citou, inclusive, a realização de uma intubação no local no dia anterior por um dos médicos plantonistas.

A apresentação, três dias depois da morte de Kelsy, contrasta bastante com o quadro relatado pela família em sua denúncia (leia/releia clicando aqui e aqui).

O prefeito também aproveitou o vídeo para propagandear melhorias implementadas na estrutura da unidade, como a digitalização do aparelho de raio-X, a troca de equipamentos laboratoriais e a realização de uma média de 150 exames por dia. A edição do vídeo mostra os equipamentos para reforçar a narrativa do prefeito: “Queremos tranquilizar a população. Nossa equipe está capacitada e os materiais estão disponíveis”, afirmou.

Foi anunciado ainda que a Administração está concluindo um relatório detalhado sobre o caso, o qual será encaminhado ao Ministério Público e à Câmara Municipal para apuração e responsabilização, caso sejam identificadas falhas. “Quem for o responsável será penalizado conforme a lei. A Prefeitura está comprometida com a verdade e a justiça”, declarou.

O vídeo do prefeito foi postado depois da vereadora de oposição, Isabella Bastos Nogueira, divulgar em suas redes sociais que pretende mobilizar ações no Legislativo para monitorar a Comissão nomeada pelo próprio prefeito para apurar o atendimento a Kelsy.

Como medida adicional, William informou que transferirá temporariamente seu gabinete para a parte administrativa da Unidade de Saúde, reforçando o acompanhamento das ações. Ele também comunicou o afastamento do secretário de Saúde e do médico envolvido, até a conclusão das investigações.

“Essa perda é de todos nós. Só agora, após ouvir a família e entender melhor o ocorrido, posso me manifestar com responsabilidade”, finalizou.

O caso segue sendo investigado e tem mobilizado a opinião pública local. Uma manifestação foi marcada por populares para a tarde de amanhã, passando pela Unidade Mista, Fórum e Prefeitura


Postagem Anterior Próxima Postagem