Campeonato Carioca é o preferido pelos torcedores de Bananal.

Segundo os leitores do blog que votaram na enquete sobre qual o campeonato estadual preferido pelos bananalenses, o Carioca foi apontado com ampla vantagem sobre as demais opções. Nada menos do que 71% acham que a disputa dos times do Rio mobilizam mais os torcedores locais. O campeonato paulista foi escolhido por 16%. Os outros 13% consideram que a cidade acompanha os dois campeonatos com o mesmo grau de interesse.
O resultado não é surpreendente. A proximidade com o Sul Fluminense e a maior facilidade de assistir a jogos no Rio de Janeiro do que em São Paulo sempre fizeram os bananalenses torcerem mais por times cariocas. Conversas e gozações nos pós clássicos sempre foram embaladas nas paixões por Fla, Flu, Vasco e Botafogo.
Não obstante, certamente houve um crescimento dos times paulistas na preferência local na última década, recaindo principalmente sobre São Paulo e Corinthians.
Também não pode ser ignorada a opção de vários bananalenses em terem dois times: um paulista e outro carioca. Por mais contraditório que isso possa parecer.
Costumo dizer que o futebol reflete uma das características marcantes do povo bananalense, que tem orgulho de ser paulista, com a alma carioca.
Postagem Anterior Próxima Postagem