Eleição de vereadores mirins mobilizaram escolas.

Alunos da escola Prof. José Luiz aguardam para votar nos candidatos a vereador mirim.

No dia 1o de junho as escolas da rede municipal viveram um dia diferenciado por conta da votação nos primeiros candidatos a Vereador Mirim de Bananal.
Organizado pela Câmara Municipal, a eleição contou com amplo apoio das diretorias e corpos docentes das escolas e mobilizou os alunos durante todo o processo de votação.
Através de Projeto-de-Lei da vereadora Érika Tereza Coitinho Affonso, o programa Vereador Mirim foi instituído no município pela Lei n° 048, de fevereiro deste ano, contando com a aprovação unânime dos vereadores.
Dentre seus objetivos está a missão de promover a interação entre a Câmara Municipal e as Escolas Municipais, permitindo que o estudante compreenda o papel do Poder Legislativo e construa sua cidadania participando do contexto social em que vive.
O grau de interesse dos alunos pôde ser medido pelo número de candidatos inscritos. Nada menos do que 28 alunos com mais de 12 anos, matriculados entre as 6ªs e 9ªs séries de três escolas municipais localizadas no centro, na Vila Bom Jardim e em Rancho Grande, se lançaram na campanha.

O SISTEMA DE ESCOLHA

A Lei estipula que a composição da Câmara Mirim será de 18 vereadores mirins, sendo os 9 mais votados eleitos para o mandato de 2011 e os outros nove para mandato em 2012. Com isso, os eleitores podiam escolher desde um até dezoito nomes na cédula. Somente cédulas assinaladas com mais de 18 nomes seriam consideradas nulas.
Existe também uma distribuição de vagas por série. Alunos dos 6°s e 7°s anos, juntos, teriam seis vagas. Aos alunos do 8°s anos existiam outras seis vagas e as demais para os dos 9°s anos.

  A VOTAÇÃO

  Antes do dia da votação, os candidatos puderam percorrer as escolas para pedir votos e expor suas plataformas para o exercício da vereança.
No dia 10, as escolas Prof. José Luiz Ferreira Guimarães, no centro, Profª Zenóbia de Paula Ferreira, na Vila Bom Jardim, e Joaquim Francisco de Paula, em Rancho Grande, se mobilizaram para a votação, disponibilizando salas, professores e funcionários para esse fim. A Juíza Eleitoral da Comarca, Drª Isabella Carvalhal Espósito, atendeu um pedido da Câmara e cedeu gentilmente as cabinas de votação utilizadas nas eleições “de gente grande”, permitindo a reprodução fidedigna do ambiente eleitoral.

Salas foram preparadas com cabinas da Justiça Eleitoral para reproduzir ambiente de eleições.


Funcionários da Câmara atuaram na montagem das salas e na orientação aos votantes, ao passo que as escolas forneceram a lista de alunos aptos a votar, maiores de 12 anos.
O processo transcorreu na mais perfeita ordem, com a votação ocorrendo nos períodos da manhã e da tarde.
Ao final da votação, as urnas foram lacradas e levadas para a apuração.

  A APURAÇÃO

  A apuração dos votos ocorreu no mesmo dia, no plenário da Câmara Municipal. As urnas foram abertas às 19 horas, na presença de dezenas de candidatos, pais, professores e diretores das escolas participantes.

Alunos acompanham contagem dos votos pelos funcionários da Câmara Municipal.

 O acompanhamento dos presentes a cada urna apurada e a ansiedade pelo resultado final deram a dimensão da seriedade com que o programa foi encarado, atingindo plenamente o seu objetivo na conscientização dos alunos participantes.   
O anúncio dos eleitos ocorreu por volta das 23 horas com a seguinte composição da Câmara Mirim nos anos de 2011 e 2012.


MANDATO 2011

Pedro Enrico Nader G Freitas
200 votos
Ronny de Castro Gonçalves
197 votos
Lavínia Abreu da Silva
196 votos
João Vitor Geraldo Neiva
190 votos
Nicolle Leal Nogueira da Silva
172 votos
Maria Eduarda Oliveira Rosa
166 votos
Juliana Dutra Madeira
157 votos
Karina Almeida de Jesus
143 votos
Rafaela de Souza Ribeiro
126 votos
    
MANDATO 2012

Gabriela Rosa Ribeiro
156 votos
Jenefer Leal de Almeida do Amaral
153 votos
Emanuelle Loraine de Oliveira
153 votos
Taciani Corrêa Viana
152 votos
Geovana Sobral Elias
148 votos
Osvaldo Nelson de Oliveira Júnior
141 votos
Ítalo Matheus Ramos da Conceição
136 votos
Alison Cristina de Lima Medeiros
133 votos
Ana Beatriz Fontes da Silva
118 votos

Postagem Anterior Próxima Postagem