Centro Cultural recebe oficina de capacitação sobre preservação do patrimônio arquitetônico.


Meta é qualificar profissionais e estudantes para a preservação do patrimônio material e imaterial.

 
O Centro Cultural Carlos Cheminand está recebendo um programa de oficina de capacitação promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria da Cultura, do Condephaat, das Oficinas Culturais e do SISEM-SP.
A atividade "Patrimônio Arquitetônico: Princípios Gerais de Preservação e Projeto" visa ampliar e fortalecer as políticas públicas da Secretaria para a área de patrimônio cultural no interior do Estado, por meio da qualificação de profissionais e estudantes para atuar com a questão patrimonial.
A oficina é ministrada por arquitetos do Condephaat que introduzirão os participantes ao universo da preservação da arquitetura, abordando os princípios técnicos, formais e legais no âmbito público e privado. O programa é desenvolvido em módulos temáticos, com 13 horas/aula, e um fórum com 2 horas/aula, destinado à discussão de questões locais que forem apresentadas.
Serão abordados os temas: história do restauro e princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais; organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação; procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica; e estudos de casos apresentando experiências concretas de intervenção no patrimônio edificado. Fechando a atividade, os participantes são estimulados a pensar e discutir questões relacionadas à preservação do patrimônio arquitetônico local.
Bananal é o segundo centro histórico a receber a oficina. A inauguração do programa foi em São Luiz do Paraitinga no mês passado. As próximas cidades contempladas neste segundo semestre de 2011 com as oficinas educacionais do patrimônio histórico serão São Sebastião, Santana de Parnaíba, Itu e Amparo.   
Postagem Anterior Próxima Postagem