Quando Bananal foi a capital do Vale do Paraíba.

  Conforme o blog adiantou na semana passada, o 3º episódio da série de reportagens "Ferrovias do Vale" do site VNews da TV Vanguarda trata exclusivamente da época de pujança que alçou Bananal à condição de principal localidade da região e uma das principais do país na época do Império.
  Para os bananalenses natos e aficionados pela cidade é um trabalho cativante e imperdível como referência histórica.
 A começar pelo título imponente - "O tempo em que Bananal foi a capital da região" - a matéria aborda a segunda metade do século XIX, quando a cultura cafeeira levou os fazendeiros locais à fortuna e à iminente condição de "barões" do império comandado pelo Imperador D. Pedro II. São relatados a forma de escoamento da produção antes e depois da estrada de ferro, a história da implantação dos trilhos e da Estação Ferroviária, principal ícone turístico ao lado do Solar Aguiar Valim.
 Os revéses que se seguiram - abolição da escravatura, proclamação da república, venda do patrimônio da ferrovia e o adeus ao trem no início dos anos 60, servem de desfecho ao trabalho.
 Por sinal, a reportagem trás um componente marcante: uma declaração de Plinio Graça (gravada meses antes de seu falecimento) sobre a antiga estrada Rio-São Paulo é o relato final da reportagem que ainda faz um singelo tributo à sua memória.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.