Bananal figura entre as piores cidades em gestão financeira.


Após constar entre os piores em saúde no índice SUS, o município de Bananal figura também entre os 10 piores do estado de São Paulo em Gestão Fiscal.

Uma pesquisa da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) classificou a qualidade da administração financeira dos municípios brasileiros tendo por base o ano de 2010 e itens como despesas com funcionários públicos, receita própria e investimentos, dentre outros.

No Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), Bananal alcançou média de 0,2496, obtendo conceito D, o mais baixo,  classificado como gestão critica.

Dentre os 5.266 municípios pesquisados, Bananal ocupa a 5.064ª posição no ranking nacional. Ou seja, somente 202 cidades em todo o país possuem gestão fiscal pior do que Bananal. No estado, apenas 4 estão atrás: Marabá Paulista, Vitória Brasil, Pirapora do Bom Jesus e Guarani D´Oeste.

Nos itens que resultaram na média, Bananal teve nota 0,49 em Gastos com Pessoal, 0,29 em Receita Própria, 0,32 em Custos da Divida e 0,18 em Investimentos. No item Liquidez (alocação de restos a pagar sem cobertura), tirou nota zero.

Mais uma vez Bananal, com média 0,2496, ficou abaixo dos municípios vizinhos: Arapeí atingiu média 0,783, São José do Barreiro 0,5892, Areias 0,5905, Queluz 0,5654 e Silveiras 0,7078.

Os melhores índices do Vale do Paraíba ficaram com Caraguatatuba (média 0,91) e Paraibuna (0,88). As duas cidades figuram entre as melhores do país no índice da Firjan.

A pesquisa, divulgada em 17 de março, mereceu destaque nos principais órgãos de imprensa. Dentre eles uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo que disponibiliza em seu site um Mapa da Gestão Fiscal, com os indicadores de todos os municípios.

Postagem Anterior Próxima Postagem