Delegado de Bananal detalha operação que prendeu quadrilha com 133 tabletes de pasta-base de cocaína.

  Na manhã do dia 8 de janeiro o Delegado Titular da Policia Civil em Bananal, o Dr. João Paulo de Oliveira Abreu ainda estava voltado para providências complementares à operação que desmantelou uma negociação de pasta-base de cocaína entre a noite de domingo, 5, e a madrugada de segunda-feira, 6 de janeiro.

  Em questão de horas, um intenso trabalho investigativo fez uma apreensão que é recorde na região, com 133,6 quilos da droga, avaliados preliminarmente em cerca de R$ 650 mil. Transformada em cocaína, a pasta-base poderia render ao tráfico valores entre 10 e 15 milhões de reais.

  A operação mobilizou as policias civil e militar de Bananal, equipes da DIG e da DISE e atraiu a atenção dos delegados de Barra Mansa e de Volta Redonda no que pode se configurar numa das maiores ações integradas de policiais no combate ao tráfico de drogas no eixo Rio-São Paulo.

  O Delegado João Paulo recebeu nossa reportagem em sua sala na Delegacia e se prontificou a dar detalhes da operação que ganhou repercussão nacional.

  Revelou que o trabalho investigativo foi iniciado há cerca de 45 dias graças a pessoas da comunidade que estranharam a atitude suspeita dos homens envolvidos. Quando voltaram à cidade na primeira semana do ano, eles já estavam sendo monitorados pela policia.

  Além do trabalho investigativo e da abordagem aos membros da quadrilha, o Delegado revela que a versão de assalto à uma agência bancária da cidade foi uma mentira inventada para tentar desviar o foco da policia e acobertar a transação que estava prestes a ocorrer. 
  Dr. João Paulo também falou sobre a importância da interação entre policia e comunidade, sobre a suposta transformação da SP-68 em rota do tráfico para fugir da via Dutra, a sofisticação dos veículos com compartimentos secretos para o transporte da droga, e enalteceu a cooperação da Policia Militar no suporte à operação.
 
Ele ainda fez uma revelação inédita. Uma linha da investigação abre a possibilidade de que a droga estivesse, desde meados de dezembro, num carro que estava no pátio de veículos apreendidos de São José do Barreiro. O carro foi retido num bloqueio de rotina da policia militar de Areias ligado a um estelionato. Sem conseguir tirá-lo daquele pátio, os bandidos teriam roubado os tabletes escondidos num compartimento secreto do veículo durante a madrugada, trazendo-os para Bananal.

O TRABALHO INVESTIGATIVO E A PRISÃO DOS SUSPEITOS.

Na primeira parte da entrevista, Dr. João Paulo fala da investigação e sobre como foi feita a abordagem e prisão dos sete membros da quadrilha.
 


A LIGAÇÃO COM VEÍCULO RETIDO EM SÃO JOSÉ DO BARREIRO.

O Delegado detalha uma linha investigativa que avalia a possibilidade de que a droga estava em um carro Jetta, abordado em Areias no mês de dezembro, que ficou no pátio de veículos apreendidos pela policia em São José do Barreiro.


OS SOFISTICADOS COMPARTIMENTOS SECRETOS PARA O TRANSPORTE DA DROGA.

Dr. João Paulo explica a sofisticação dos compartimentos secretos utilizados em veículos luxuosos que dificilmente seriam descobertos em blitz nas estradas.




A PROVÁVEL UTILIZAÇÃO DA SP-68 COMO ROTA ALTERNATIVA DO TRÁFICO.

A apreensão do grande número de drogas em apenas uma operação pode indicar que a SP-68 vem sendo utilizada pelo tráfico como rota de desvio do policiamento existente na rodovia Presidente Dutra.



O TRABALHO INTEGRADO COM A POLICIA MILITAR E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO POLICIAMENTO PREVENTIVO .

Na parte final da entrevista, Dr. João Paulo ressalta a participação da Policia Militar e a cooperação mútua entre as polícias em Bananal, favorecendo a segurança ostensiva no município. Também salientou a importância da população quando há suspeitos na cidade e finalizou assegurando que Bananal continua sendo uma cidade bastante segura.







Postagem Anterior Próxima Postagem