Começa em Bananal a Campanha de orientação sobre Aids, com testes de HIV e DST.

Bananal inicia nesta segunda, 1º de dezembro, a campanha "Fique Sabendo" de orientação sobre o HIV e testagem rápida de Aids e Sífilis. A ação será na Unidade Mista de Saúde, que atenderá gratuitamente a população com diversos serviços, das 9h às 16h. 

A ação preventiva, referente ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS neste dia 1º, vai até sexta-feira, dia 05 de dezembro.

Serão realizados exames convencionais e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.

O atendimento com informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) é voltado para homens, mulheres, travestis e transexuais. Quem fizer o exame poderá retirar preservativos masculinos e gel lubrificante. Também haverá orientação sobre Profilaxia Pós Exposição (PEP) Sexual . 

O objetivo da campanha é estimular a mobilização da sociedade em favor do diagnóstico precoce do HIV. A conscientização e o combate ao preconceito também são metas previstas pela ação articulada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com a coordenação do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP.

Bananal é uma das 3.095 unidades do estado a abraçar a Campanha "Fique Sabendo" num total de 549 municípios paulistas.

A estimativa é realizar até o dia 5 de dezembro aproximadamente 200 mil testes rápidos em todo o estado de São Paulo.

O exame é rápido, indolor e o resultado sai em aproximadamente 30 minutos. Se o diagnóstico for positivo, é importante dar início ao acompanhamento médico imediatamente.

Tão importante quanto as testagens para a detecção do vírus do HIV é o trabalho de prevenção. Essas ações alertam a população para as consequências que a infecção pelo vírus pode causar no organismo humano, mas principalmente orientam para o uso de preservativos e a prática do sexo seguro.


O foco da campanha a nível nacional é o público jovem, devido ao crescimento dos índices de infectados pelo vírus do HIV na população entre 15 e 24 anos, que responde atualmente por 1 a cada 3 novos casos da doença no Brasil.

Pelo sistema de busca abaixo, você fica sabendo sobre todas as unidades da campanha no estado de São Paulo. 

Postagem Anterior Próxima Postagem