Começa em Bananal a Campanha de orientação sobre Aids, com testes de HIV e DST.

Bananal inicia nesta segunda, 1º de dezembro, a campanha "Fique Sabendo" de orientação sobre o HIV e testagem rápida de Aids e Sífilis. A ação será na Unidade Mista de Saúde, que atenderá gratuitamente a população com diversos serviços, das 9h às 16h. 

A ação preventiva, referente ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS neste dia 1º, vai até sexta-feira, dia 05 de dezembro.

Serão realizados exames convencionais e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.

O atendimento com informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) é voltado para homens, mulheres, travestis e transexuais. Quem fizer o exame poderá retirar preservativos masculinos e gel lubrificante. Também haverá orientação sobre Profilaxia Pós Exposição (PEP) Sexual . 

O objetivo da campanha é estimular a mobilização da sociedade em favor do diagnóstico precoce do HIV. A conscientização e o combate ao preconceito também são metas previstas pela ação articulada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com a coordenação do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP.

Bananal é uma das 3.095 unidades do estado a abraçar a Campanha "Fique Sabendo" num total de 549 municípios paulistas.

A estimativa é realizar até o dia 5 de dezembro aproximadamente 200 mil testes rápidos em todo o estado de São Paulo.

O exame é rápido, indolor e o resultado sai em aproximadamente 30 minutos. Se o diagnóstico for positivo, é importante dar início ao acompanhamento médico imediatamente.

Tão importante quanto as testagens para a detecção do vírus do HIV é o trabalho de prevenção. Essas ações alertam a população para as consequências que a infecção pelo vírus pode causar no organismo humano, mas principalmente orientam para o uso de preservativos e a prática do sexo seguro.


O foco da campanha a nível nacional é o público jovem, devido ao crescimento dos índices de infectados pelo vírus do HIV na população entre 15 e 24 anos, que responde atualmente por 1 a cada 3 novos casos da doença no Brasil.

Pelo sistema de busca abaixo, você fica sabendo sobre todas as unidades da campanha no estado de São Paulo. 

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.