Concerto de Arthur Moreira Lima em Bananal foi memorável.


Os acordes do piano ecoaram pela Praça Rubião Júnior como um presente de indelével marca secular.

Bananal vivenciou na noite de 06 de dezembro a rara oportunidade de ouvir um dos grandes da música erudita mundial: o pianista Arthur Moreira Lima, com toda a sua genialidade.  

Todos os acentos disponíveis frente ao caminhão-teatro foram preenchidos e outras dezenas de pessoas ficaram em pé para a audição musical.

O talento ímpar do pianista mescla com desenvoltura o repertório de músicas eruditas de Chopin, Bach, Mozart, Beethoven e outros ícones da música clássica, com tango, choro e MPB.

De forma singular, ele permeia entre o clássico e o popular, brindando o público com a criatividade latina de Astor Piazzolla, transpassando pela brasilidade de Radamés Gnatalli, Ernesto Nazareth (do impagável sucesso "Odeon"), Villa Lobos (do magnífico "Trenzinho Caipira"), Pixinguinha ("Carinhoso") e até mesmo, de forma surpreendente, a "Asa Branca", imortalizada por Luiz Gonzaga.

Tudo intercalado por comentários didáticos do artista, que além de informar, possui uma sutileza clássica de não deixar os menos familiarizados com essas obras se sentirem estranhos àquilo que seus ouvidos seriam contemplados no momento seguinte.

Arthur Moreira Lima se revela, no projeto "Um Piano pela Estrada", como artista e cidadão. Externa uma percepção humanista e uma sensibilidade social com um altruísmo "Franciscano", no ato de repartir Cultura com o próximo, seja nos salões, em praça pública ou nos rincões.

Mais do que um grande talento internacional da música erudita, ele é um grande brasileiro.

Não por acaso, o concerto teve um gran finale de sentido cívico: a execução em três movimentos da "Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro", de L. M. Gottschalk.

A emoção tomou conta do público e aos gritos de "Bravo", Arhur Moreira Lima deixou o palco aplaudido de pé pelos bananalenses.

Uma noite memorável para a cultura da histórica Bananal.

   
Postagem Anterior Próxima Postagem