Números atualizados mostram 20 casos confirmados de dengue em Bananal.

A chegada de novos resultados de exames de pacientes com suspeita de dengue no dia 05 de março, elevou de 13 para 20 o número de casos confirmados da doença em Bananal. O resultado anterior havia sido divulgado um dia antes.

No geral são 64 notificações. Um caso teve resultado negativo.

Dentre os casos confirmados, dois foram contraídos fora do município. Os 20 resultados positivos englobam pessoas que fizeram exames pelo SUS e exames particulares. Todos eles contraíram a forma clássica da doença. Não há caso de dengue hemorrágica em Bananal.

A situação aponta uma fase inicial do vírus, mas continua sem configurar um quadro de epidemia.

O cenário mais uma vez confirma a necessidade de adesão da população às ações preventivas contra a doença, atuando na erradicação de criadouros do mosquito.

É essencial que os moradores facilitem o trabalho das equipes de controle de endemias, vigilância epidemiológica e de estratégia de saúde da família.

Além da pulverização com equipamento que vai nas costas do agente de saúde, o caminhão fumacê está passando em alguns pontos da cidade.

É importante que os moradores abram suas portas e janelas para a fumaça, pois ela é fundamental na erradicação do Aedes Aegypti, tendo em vista que 60% dos criadouros estão no interior das casas, em ralos, calhas, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes que acumulam água parada.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.