Quadro de dengue se mostra estável em Bananal.


Segundo informação disponibilizada pela Secretaria de Saúde de Bananal, o quadro da dengue no município, contabilizado em 04 de março, apontou 36 casos suspeitos e 13 casos confirmados da doença.

Os números apontam uma estabilização no número de casos confirmados, tendo em vista que na semana passada eram 10 casos positivos de dengue.

Ainda segundo a secretaria de saúde, dados de acompanhamento do Sisaweb, o sistema informatizado de acompanhamento do Ministério da Saúde, mostram que a demanda semanal de casos em Bananal está caindo.

Desta forma, não se configura o risco imediato de epidemia de dengue no município, muito embora a existência de 13 casos confirmados continue merecendo atenção redobrada dos órgãos de controle da doença.

No mesmo sentido, devem continuar as ações de erradicação dos criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, assim como a mobilização da população a essas medidas que evitam a proliferação do mosquito.

Além da pulverização com equipamento que vai nas costas do agente de saúde, o caminhão fumacê está passando em alguns pontos da cidade.

É importante que os moradores abram suas portas e janelas para a fumaça, pois ela é fundamental na erradicação do Aedes Aegypti, tendo em vista que 60% dos criadouros estão no interior das casas, em ralos, calhas, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes que acumulem água parada.

Veja no vídeo abaixo, produzido pela Fiocruz, como se dá o ciclo de vida do mosquito da dengue.

Para combatê-lo é preciso conhecê-lo.

Postagem Anterior Próxima Postagem