Secretaria de Educação presta singelo tributo ao Dia do Autista.


O prédio da antiga Santa Casa, que atualmente abriga a Secretaria Municipal de Educação, dentre outros setores da prefeitura, ganhou faixa e enfeites azuis nas janelas para celebrar de forma singela o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril.

Declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data marca, desde 2008, a necessidade de buscar melhorias para as vidas das crianças e dos adultos afetados pela síndrome. Também almeja conscientizar e estimular a inclusão dos autistas na sociedade, cultivando seus talentos.
 
O azul é a cor símbolo da celebração porque o autismo é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, no qual existem comprometimentos variáveis que podem ter de um grau leve a elevado. Seus portadores apresentam deficiências intelectuais, caracterizadas por dificuldades de comunicação e de contato social, assim como comportamentos repetitivos.

Nem sempre o autismo está associado à deficiência mental. Seus portadores podem apresentar nível de inteligência classificado como normal, sendo comum o desempenho acima da média em tarefas que exigem apenas atividades mecânicas ou memorização.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo existem aproximadamente 70 milhões de autistas, o que representa 1% da população global.

Atualmente em Bananal, cerca de 3 crianças contam com um trabalho que tenta inseri-las no meio da sociedade, através das escolas.


Postagem Anterior Próxima Postagem