Bananal terá decoração com malhas tensionadas sobre avenida do Carnaval 2017.


O tradicional Carnaval de Bananal terá uma nova decoração em 2017.

O trecho principal da rua Manoel de Aguiar, a "avenida da folia", será decorado com malhas tensionadas de cores variadas. Os tecidos foram cortados em tiras de formatos predefinidos para dar um efeito visual diferenciado sobre a avenida.

A decoração começou a ser montada na noite de quarta-feira, 22/02, e a equipe da Prefeitura varou a madrugada para implantar os primeiros trechos. O trabalho deverá ser concluído ao longo da madrugada de quinta para sexta-feira.

O tipo de decoração foi definido na primeira semana do atual governo, inspirado numa decoração realizada na cidade de Mariana-MG no ano passado. A Secretária de Cultura e Turismo, Fabiana Moraes, apresentou a opção logo após pesquisar na internet: "Minha filha Letícia ajudou no trabalho de pesquisa pela internet e vimos várias opções. Gostei logo de cara das malhas tensionadas e apresentei o projeto ao Prefeito, ao Vice Prefeito e ao Secretário de Governo. Eles aprovaram de imediato e já na segunda semana de janeiro começamos a trabalhar para executar o trabalho, ou seja, qual o tipo de malha utilizado, o formato dos cortes das tiras, as argolas e tipos de hastes de sustentação, o profissional capacitado para esse tipo de decoração e etc."

Os enfeites com malhas tensionadas já eram comuns em festas particulares, mas nos últimos anos ganharam os espaços de grandes eventos também.

A Secretária ressaltou que o material ainda tem a vantagem de ser de baixo custo. "Quando vimos o impacto visual em Mariana chegamos a achar que seria uma decoração cara, mas não é. No entanto, a Prefeitura teve que adquirir as malhas com antecedência para não correr o risco de ter os custos majorados no período carnavalesco ou até mesmo de não encontrar o produto."

A execução do trabalho em Bananal está sob a orientação do artista plástico Sérgio Carvalho, profissional responsável por decorações de rua na região Sul Fluminense, dentre as quais as de festividades como Páscoa e de Natal em Volta Redonda. 

O carnaval em Bananal começa na sexta-feira, dia 24 de fevereiro e até o dia 28 contará com desfiles de blocos, matinês, caminhada carnavalesca e shows de bandas ao vivo, dentre outras atrações.


Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.