Novo Hemonúcleo de Taubaté amplia em 60% oferta de sangue.


A região do Vale do Paraíba ganhou um novo Hemonúcleo em Taubaté. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira (18) o prédio reestruturado, que tem capacidade para coletar 60% mais bolsas de sangue para abastecer a região.

“Sangue é vida. As instalações ficaram ótimas. O governo investiu R$ 1,6 milhão de reais na renovação do prédio, novos equipamentos, um dos mais modernos”, comemorou o governador. 

A partir de agora, 1.600 coletas de sangue poderão ser disponibilizadas mensalmente para 25 unidades do Vale do Paraíba, que abrangem 11 Agências Transfusionais tipo I (instaladas em hospitais) e 14 Agências Transfusionais tipo II (atendimento à distância).

“Quero destacar e agradecer aqui todos os doadores de sangue. Vai ser feito o processamento do sangue, estoque do sangue e a distribuição do sangue para toda a região. Parabéns à região, que vai ter um serviço dos mais modernos em excelência”, afirmou Alckmin. 

As mudanças incluem adaptações na estrutura física. O prédio possui dois andares, 39 salas e é dividido em recepção, áreas de atendimento a pacientes, doadores, laboratório e setor administrativo. 

Foram realizadas adequações elétricas e hidráulicas, incluindo a aquisição de gerador, além da compra de mobiliários e equipamentos específicos de atividade hemoterápica e informática. O imóvel também possui uma área de estacionamento própria para os pacientes e funcionários do serviço. 

Atualmente, cerca de 30 profissionais trabalham no local para garantir o atendimento regional. Eles foram treinados pelo Hemocentro de Ribeirão Preto. A nova unidade tem plena condição de atender serviços de transfusões ambulatoriais, procedimentos de sangria terapêutica, atendimento ambulatorial a pessoas portadoras de doença falciforme e de distúrbios hereditários da coagulação. 

Além disso, o núcleo também contará com um laboratório de imuno-hematologia especializada com condições de fornecer suporte técnico para resolução dos casos transfusionais dos complexos de Taubaté e região. 

O horário de funcionamento do serviço também foi ampliado neste mês, com atendimento aos sábados. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. O serviço é gerido pela USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto e está localizado na Avenida Inglaterra, nº 190, Jardim das Nações, em Taubaté.


FONTE: Governo de São Paulo                                                                    Fotos: Alexandre Carvalho/A2img
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.