Jornada do Patrimônio: Bananal integra ação que valoriza monumentos históricos e culturais.




Entre 14 e 20 de agosto, a Jornada do Patrimônio promove atividades em 15 municípios de São Paulo. O evento, realizado em escala mundial, tem o objetivo de estimular a reflexão sobre os monumentos históricos e culturais.

A programação especial engloba visitas guiadas, palestras, oficinas e aulas públicas, ligadas à preservação e valorização de patrimônios, e servem como opções de lazer para toda a família. As atividades são gratuitas ou têm preço reduzido – os interessados podem conferir detalhes no portal da Jornada do Patrimônio.

Na avaliação do secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna, a expansão do evento para o interior é um projeto-piloto que deve continuar nos próximos anos. “É importante que as cidades valorizem os monumentos históricos e os sinais da municipalidade, de modo que seja incentivada a visitação e conservação desses bens”, destaca José Luiz Penna.

Para a primeira edição, foram convidadas cidades com núcleos urbanos tombados pelo Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo: Amparo, Bananal, Campinas, Cananeia, Espírito Santo do Pinhal, Guaratinguetá, Iguape, Iporanga, Itu, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Santana de Parnaíba, Santos, São Luiz do Paraitinga e São Sebastião.

Cada prefeitura organizou uma programação especial e está preparada para receber moradores e turistas interessados em conhecer mais sobre lugares que, muitas vezes, não são percebidos como patrimônio.

Bananal estabeleceu programação nos dias 19 e 20 de agosto.

No sábado,  às 9 horas,  o guia turístico Reinaldo Afonso fará palestra intitulada "Bananal Antigo" no Solar Aguiar Valim. Duas horas depois está programada uma visita à Fazenda Coqueiros. Na parte da tarde, às 14 horas, haverá exposição de trabalho dos alunos da rede pública com o tema "O Passado Presente". Ao mesmo tempo, os artistas locais Netto Paciello e Cláudio Bellavista (Belinha) farão um show para os presentes.

Para o domingo estão previstos dois programas no Solar Aguiar Valim. Às 10 horas haverá a solenidade de posse da nova diretoria do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). Em seguida, por volta de 11 horas, o músico Luís Carlos Barbieri brinda os presentes com um concerto de violão através do programa "O Som da Bocaina" da AMOVALE.



Reprodução da página oficial do programa Jornada do Patrimônio com a programação específica de Bananal.

Assista abaixo uma apresentação do violinista Barbieri.


Postagem Anterior Próxima Postagem