SUS credencia Santa Casa de São José para transplante de rim e retirada de órgãos e tecidos.




Hospital já é referência no transplante de fígado e também recebeu certificação de melhoria contínua da Organização Nacional de Acreditação


A Santa Casa de São José dos Campos foi credenciada para realizar transplante de rim e retirada de órgãos e tecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS, habilitando a instituição a partir do acionamento da Secretaria Estadual de Saúde/ Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos.

A publicação no Diário Oficial pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, em 31 de dezembro de 2018, reconhece e habilita a instituição, que já é referência no transplante de fígado.

 “A região amplia sua capacidade e a Santa Casa passará a funcionar como uma central de transplantes, o que dará maior agilidade e efetividade para os pacientes da região que aguardam por um transplante e estamos preparados para mais essa atuação importante”, comemorou Ivã Molina, provedor da Santa Casa.

O credenciamento fechou um final de ano em 2018 marcado por conquistas relevantes.

Em novembro, foi anunciado pelo Ministério da Saúde um acréscimo anual de R$ 7,5 milhões para habilitar a entidade a executar procedimentos hospitalares e de quimioterapia pela rede pública.

No mês seguinte, a Santa Casa de São José dos Campos foi homologada no Nível 3, da certificação de Acreditação da ONA – Organização Nacional de Acreditação, demonstrando que a instituição tem uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade.

Para alcançar este selo, a entidade passou por um rígido sistema de avaliação de todos os seus processos, em diversas áreas do hospital. O selo Nível 1 (Acreditação) foi angariado em 2006 e a Santa Casa de São José dos Campos foi a primeira Santa Casa do Brasil a consegui-lo. O foco era segurança do paciente.

O Nível 2 (Acreditado Pleno) foi angariado em 2012 e a entidade teve que comprovar uma assistência médica de excelência, por meio de uma gestão integrada. Este ponto englobou treinamento, auditoria interna e estratégias para tomada de decisão.

Agora no Nível 3 (Acreditado com excelência), a Santa Casa está entre os 141 hospitais do Brasil homologados nesta categoria, sendo que destes, apenas 12 são entidades filantrópicas. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento e gratos pelos esforços de todos os setores envolvidos! Mais uma vez, conseguimos mostrar que nossa entidade trabalha com excelência, com foco no que realmente importa: a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes”, afirmou Ivã Molina.

Com informações do site oficial da Santa Casa de São José dos Campos
Postagem Anterior Próxima Postagem