Após a apreensão com o alerta emitido pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil no início da semana e a tempestade que se precipitou sobre o sertão do Rio Vermelho, na Serra da Bocaina em Bananal na tarde de terça-feira, tudo indica que o pior já passou na região do Vale Histórico para os dias inseridos no período daquele comunicado, que vai até sexta (15).
Desde o dia 11, todo o estado de São Paulo está em alerta para os efeitos da instabilidade climática provocada pela frente fria que veio do sul do país e se misturou ao aquecimento das águas na costa do Atlântico, ocasionando tempestades. No Vale do Paraíba, previa-se, entre terça e sexta, rajadas de ventos fortes e chuvas intensas que poderiam atingir um acumulado de 100 mm.
Agora, segundo previsões de 3 institutos climáticos pesquisados pela Gazeta de Bananal via internet, esses dias devem ser de tempo nublado, com chuvas isoladas e intensidade de moderada a fraca. As temperaturas permanecerão amenas, oscilando entre 18ºC e 29ºC. A sexta-feira deve apresentar algumas pancadas de chuva, principalmente à tarde, mas nada fora do normal.
A Somar Meteorologia, que presta oficialmente o serviço de previsão do tempo para a Defesa Civil do estado, previu um volume de chuva de 24 mm para Bananal nesta quinta (14).
Nos dias seguintes, esses volumes caem consideravelmente. São apenas 2mm na sexta (15) - quando encerra o período de atenção -, 12 mm no sábado e 10 mm no domingo. A partir de segunda, eles caem para fraca intensidade, entre 0 e 6mm.
O mesmo se aplica aos ventos, com velocidades que irão variar entre 3 e 1o km/h nos próximos 7 dias.
CPTEC/Inpe
A previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) instalado em Cachoeira Paulista, vai no mesmo sentido, confirmando a alta probabilidade de chuvas no período, intercaladas com sol. Veja abaixo:
Climatempo
Para esta quinta-feira, o Climatempo prevê 90% de probabilidade de chuva com 50 mm de volume ao longo do dia. A velocidade dos ventos apresentará variação entre 3 e 21 km/h.
Na sexta o volume de chuva cai para 35 mm e tem um pico de 66 mm no sábado, para então cair a 22 mm no domingo e atingir fraca intensidade nos dias seguintes. Acompanhe abaixo a previsão descrita e o vídeo da previsão para toda a região sudeste do Brasil.