Chuvas menos intensas e tempo nublado devem prevalecer em Bananal e todo o Vale Histórico


Após a apreensão com o alerta emitido pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil no início da semana e a tempestade que se precipitou sobre o sertão do Rio Vermelho, na Serra da Bocaina em Bananal na tarde de terça-feira, tudo indica que o pior já passou na região do Vale Histórico para os dias inseridos no período daquele comunicado, que vai até sexta (15).

Desde o dia 11, todo o estado de São Paulo está em alerta para os efeitos da instabilidade  climática provocada pela frente fria que veio do sul do país e se misturou ao aquecimento das águas na costa do Atlântico, ocasionando tempestades. No Vale do Paraíba, previa-se, entre terça e sexta, rajadas de ventos fortes e chuvas intensas que poderiam atingir um acumulado de 100 mm.  

Agora, segundo previsões de 3 institutos climáticos pesquisados pela Gazeta de Bananal via internet, esses dias devem ser de tempo nublado, com chuvas isoladas e intensidade de moderada a fraca. As temperaturas permanecerão amenas, oscilando entre 18ºC e 29ºC. A sexta-feira deve apresentar algumas pancadas de chuva, principalmente à tarde, mas nada fora do normal.

A Somar Meteorologia, que presta oficialmente o serviço de previsão do tempo para a Defesa Civil do estado, previu um volume de chuva de 24 mm para Bananal nesta quinta (14). 

Nos dias seguintes, esses volumes caem consideravelmente. São apenas 2mm na sexta (15) - quando encerra o período de atenção -, 12 mm no sábado e 10 mm no domingo. A partir de segunda, eles caem para fraca intensidade, entre 0 e 6mm.

O mesmo se aplica aos ventos, com velocidades que irão variar entre 3 e 1o km/h nos próximos 7 dias.


CPTEC/Inpe

A previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) instalado em Cachoeira Paulista, vai no mesmo sentido, confirmando a alta probabilidade de chuvas no período, intercaladas com sol. Veja abaixo:



Climatempo

Já o instituto Climatempo, utilizado pela Gazeta de Bananal há vários anos, tem previsão de acúmulos de chuva bem maiores que os dois órgãos meteorológicos anteriores, mas com precipitações climáticas dispersadas em horários distintos.

Para esta quinta-feira, o Climatempo prevê 90% de probabilidade de chuva com 50 mm de volume ao longo do dia. A velocidade dos ventos apresentará variação entre 3 e 21 km/h.

Na sexta o volume de chuva cai para 35 mm e tem um pico de 66 mm no sábado, para então cair a 22 mm no domingo e atingir fraca intensidade nos dias seguintes. Acompanhe abaixo a previsão descrita e o vídeo da previsão para toda a região sudeste do Brasil. 






Postagem Anterior Próxima Postagem