Comando forma grupo de bombeiros do Vale para ajudar em Brumadinho.



O Comando do 11º Grupamento de Bombeiros formou um grupo de 26 voluntários da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM Vale) para atuar no apoio às operações desenvolvidas na cidade de Brumadinho (MG), palco da tragédia que resultou em centenas de mortes com o rompimento de uma barragem da Vale do Rio Doce.

Formado por agentes de Cruzeiro, Lorena, Guaratinguetá, São José dos Campos e outras localidades da região, o grupo de bombeiros, com especialização na área de salvamento, seguiu para Brumadinho no sábado, 02 de fevereiro e deve permanecer, pelo menos, até o dia 08 de fevereiro, sexta-feira.

O grupo de bombeiros do Vale se junta à força-tarefa de São Paulo que presta ajuda em Brumadinho desde o dia 29 de janeiro.


Naquela data, a Policia Militar do Estado de São Paulo enviou 54 profissionais para auxiliar nas buscas por vítimas. O grupo partiu da Escola Superior de Sargentos, na capital paulista: “Após a solicitação oficial do governo de Minas Gerais, nós preparamos uma equipe com 44 homens, 12 viaturas, mais dois cães de busca e salvamento”, disse o Cel. PM Max Mena, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Para auxiliar nos trabalhos de resgate, o Estado de São Paulo enviou também dois helicópteros Águia com dez tripulantes cada, 12 viaturas, caminhão com material operacional, dois cães farejadores, drones e todo material operacional necessário para a missão.

“O objetivo dessa força-tarefa é atuar em conjunto com as demais forças de emergência para reforçar as atividades de busca e salvamento naquela região”, completou o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, Walter Nyakas Júnior.

Polícia Técnico-Cientifica

Dois dias após o envio dos militares, em 1º de fevereiro a Polícia Técnico-Cientifica de São Paulo enviou sete policiais para auxiliar o governo de Minas Gerais nos trabalhos de identificação das vítimas em Brumadinho.

No total, foram dois médicos legistas, dois atendentes de necrotério e dois auxiliares de necropsia, chefiados pelo médico legista Antônio Carlos Milagres. Atendendo a uma solicitação da Polícia Federal, a SPTC já tinha enviado para Brumadinho 400 kits para a identificação de DNA.

O superintendente da Polícia Técnico Científica, Maurício Rodrigues Costa, destaca que o envio da equipe é de importância humanitária: “Essa integração nacional representa a troca de experiência e conhecimento entre os órgãos de segurança para auxiliar neste momento.”


Postagem Anterior Próxima Postagem