Cauê Macris bate Janaína Paschoal e é reeleito Presidente da Alesp


Em processo de eleição tumultuado, o deputado Cauê Macris, obteve 70 dos 94 votos de seus pares e foi reeleito Presidente da Mesa Diretoria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Antes da eleição, os 94 deputados eleitos em outubro de 2018 tomaram posse para a Legislatura 2019-2022.

Pouco antes das 17 horas, Cauê Macris recebeu o 48º voto, da deputada Marina Helou (Rede) e garantiu sua reeleição. Ele receberia mais 22 votos na sequência, alcançando 70 no resultado final. Janaína Paschoal recebeu 16 votos, sendo que obtiveram 04 sufrágios a deputada Mônica Seixas (PSOL) e o deputado Daniel José (Novo).

A maioria dos deputados que escolheram Macris justificaram seus votos tendo a paz e unidade da Casa como argumento. O deputado Estevam Galvão (DEM), que possui o Título de Cidadão Bananalense, é grande aliado do Presidente reeleito, assim como o governador de São Paulo, João Doria.

"A disputa eleitoral termina aqui neste momento. A ideia é que consigamos fazer o bom debate, independente das posições ideológicas e no final achar um meio termo positivo daquilo que é bom para o povo de São Paulo. Essa é nossa expectativa por parte da nova Legislatura que se inicia no dia de hoje", afirmou Macris.

Para a primeira secretaria da Casa, foi eleito o deputado Enio Tatto (PT). "Estou assumindo o 5º mandato e quero agradecer a todos os meus eleitores, à minha família, à minha bancada. A expectativa é que tenhamos um parlamento mais oxigenado e a gente consiga cumprir uma das nossas principais atribuições que é a fiscalização do Poder Executivo".




A Gazeta de Bananal retransmitiu ao vivo a sessão solene e a eleição da Mesa pela TV Alesp através do Facebook e na coluna lateral direita do site do jornal.




A composição da Mesa Diretora para o biênio 2019-2021 ficou da seguinte forma:

Presidente - Cauê Macris (PSDB) 

1º secretário - Enio Tatto (PT) 

2º secretário - Milton Leite Filho (DEM) 

3º secretário - Bruno Ganem (PODE) 

4º secretário - Léo Oliveira (MDB) 

1º vice-presidente - Gilmaci Santos (PRB) 

2º vice-presidente - Ricardo Madalena (PR) 

3º vice-presidente - Coronel Telhada (PP) 

4º vice-presidente - Barros Munhoz (PSB)



Conheça abaixo a trajetória do Presidente reeleito, Cauê Macris:


Cauê Macris iniciou na vida pública aos 21 anos como o 8º vereador mais votado em Americana, sua cidade natal.

No seu segundo mandato, foi eleito presidente da Câmara do município para o biênio 2010/2011. Como vereador, foi de sua autoria a primeira lei do Brasil a proibir uso de tabaco em locais de uso coletivo e também criador do Estatuto de Defesa e Proteção dos Animais, que defende a posse responsável de bichos de estimação.

Aos 27 anos, Cauê Macris elegeu-se para o primeiro mandato como deputado estadual com mais de 66 mil votos e apresentou o projeto de lei, aperfeiçoado pelo governador Geraldo Alckmin, que pune com multa e até fechamento os estabelecimentos que comercializarem bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. Pioneira no país, a lei é válida em todo Estado de São Paulo. Por dois anos consecutivos (2013/2014), Cauê foi escolhido relator do Orçamento Estadual de São Paulo, garantindo os investimentos realizados pelo governador nos 645 municípios paulistas.  Ainda em 2014, foi o mais jovem líder eleito para comandar a bancada do PSDB no parlamento.

No ano seguinte, após reeleição ao legislativo com mais de 120 mil votos, foi convidado para ser líder do governo na Assembleia Legislativa pelo governador Geraldo Alckmin. Entre as propostas já aprovadas sob sua liderança estão: empréstimos com o BID para beneficiar municípios paulistas, Parcerias Público Privadas para Habitação, criação de quatro novas frentes do Programa Via Rápida do Emprego, Aumento do ICMS para cerveja e cigarro, que possibilitou zerar imposto sobre arroz e feijão. Cauê liderou ainda a aprovação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, do Salário Mínimo Paulista, de nova legislação para desburocratizar os assentamentos fundiários, entre outros projetos.

Aos 33 anos chegou ao posto de presidente da Alesp, eleito para o biênio 2017/2019 com 88 dos 94 votos da Casa. Reeleito no comando do legislativo paulista até 14 de março de 2021, pretende resgatar a confiança no parlamento pautando sua gestão no tripé inovação, austeridade e transparência. Como primeira medida, anunciou a criação do aplicativo Fiscaliza Cidadão que permitirá acesso às informações da Alesp na palma da mão.                       
 (Fonte: Alesp)
* Matéria atualizada às 20h19 para acréscimo de informações  

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.