Gazeta de Bananal lança podcasts homenageando jornal "Voz do Município"


Serviço de notícias em áudio levará nome do jornal que circulou na cidade nos anos 80 e foi contemporâneo da Gazeta de Bananal na época de sua fundação

A divulgação de notícias através de podcasts em áudio é o próximo passo do projeto do site da Gazeta de Bananal a ser efetivado a partir de junho. O serviço, que pelos planos iniciais seria denominado "Gazeta de Bananal no Ar", será chamado de "Voz do Município" em alusão ao jornal impresso que circulou em Bananal nos anos 80 do século passado.

Editor Responsável e coordenador do projeto de implementação do site da Gazeta de Bananal, o jornalista Ricardo Nogueira fará a locução das notícias em áudio e revela que a intenção é homenagear aquele periódico. "Sabemos que é uma homenagem bem singela, simples até, mas considero que dentre os objetivos do nosso trabalho jornalístico está a preservação da nossa memória e sempre que possível vou fazer isso. O jornal "Voz do Município" foi fundado cerca de 4 anos antes da Gazeta e teve uma relevância muito grande para a história da imprensa escrita na cidade porque resgatou a circulação de um jornal impresso, redigido e editado por bananalenses para os bananalenses. Com o fim do jornal "O Poder Jovem" nos anos 70 a cidade voltou a ter aquela satisfação de saber que mantinha a capacidade de ter o seu próprio jornal. Em 1987, com a fundação da Gazeta, nossa cidade teve dois jornais impressos circulando. Uma raridade para cidades do porte de Bananal", ressalta o jornalista. 

"Como Bananal sempre teve um histórico de polarização, muitos classificaram os dois jornais como antagônicos. Havia sim, diferenças ideológicas fortes, mas de nossa parte sempre houve um respeito muito grande, até porque tínhamos grandes amigos, além de parentes, integrando o expediente do "Voz do Município". Eu, por exemplo, tinha dois tios, Toninho e Danilo, irmãos de meu pai, naquele time, além de pessoas que eu admirava e sempre tive um grande carinho, como o Zaga Leite, para citar apenas alguns exemplos", relembra Ricardo Nogueira. "E é exatamente por todo esse respeito que os podcasts da Gazeta de Bananal levarão o nome "Voz do Município", enfatiza o editor.

O jornal "Voz do Município" começou a ser publicado em 1983 com periodicidade quinzenal. Sábado sim, sábado não, suas edições começavam a circular pelo centro da cidade e repercutiam em todo o município, incluindo Arapeí, então distrito de Bananal, e Rancho Grande. Teve como diretores Luiz Gonzaga de Oliveira Leite (Zaga), Edson Macedo de Gouvêa (Lilito), Manoel Ramos Capeto, Osmar da Costa Oliveira e os irmãos Danilo e Antônio Carlos (Toninho) dos Santos Nogueira.

Os podcasts de notícias em áudio da Gazeta de Bananal, com a voz de Ricardo Nogueira, terão a duração máxima de 5 minutos. Começarão a ser postados no dia 02 de junho, um domingo, exclusivamente no site gazetadebananal.com. A princípio, serão gravadas apenas as notícias relativas a Bananal. Os informes de caráter regional e nacional continuarão a ser publicados na forma escrita.

Outra novidade serão as entrevistas com personalidades da região. Com duração de 15 minutos, os áudios serão veiculados no último domingo de cada mês, a começar por junho. O site chegou a divulgar que o programa de entrevistas começaria em maio, mas foi preciso adiar porque atrasou a aquisição dos equipamentos necessários para uma boa qualidade da gravação. O programa "Gazeta Entrevista" será itinerante, gravado em pontos turísticos e comerciais de Bananal e região, conforme o perfil dos entrevistados.

"Com os podcasts em áudio atingiremos uma faixa ainda mais ampla da população. Esses áudios abrem uma sequência de novidades multimídia que o site da Gazeta de Bananal prepara para seus milhares de visitantes diários. Até junho de 2020 ainda teremos muitas novidades. Nosso projeto é de uma plataforma completa e inovadora. Quando ele estiver completamente implantado daqui a um ano, nossos visitantes terão ótimas opções de mídia para se manterem bem informados sobre Bananal e municípios mais próximos do Vale Histórico", destaca Ricardo Nogueira. 

Postagem Anterior Próxima Postagem