TVs por assinatura passam a emitir alertas da Defesa Civil

Ação começa na segunda-feira (23) em três estados

Por Agência Brasil*  Brasília

A partir da próxima segunda-feira (23), os usuários de TVs por assinatura que vivem no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro vão receber alertas, na programação televisiva, sobre riscos de desastres naturais. Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Agência Nacional de Telecomunicações, o projeto é mais uma plataforma de comunicação de alertas de ocorrências como enchentes e deslizamentos.
O sistema de avisos pela televisão já funciona no Paraná e em Santa Catarina desde maio deste ano. De acordo com o ministério, a ação será estendida para todas as regiões do país até o fim de 2019.
“A ampliação dessa iniciativa é muito importante para aumentarmos o alcance dos nossos alertas. Assim, poderemos atingir um grau de resiliência maior. Esse é mais um instrumento para que possamos preservar vidas humanas e minimizar prejuízos econômicos decorrentes de desastres naturais”, afirma o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil tem 16 milhões de assinantes individuais de TV paga. Para que os alertas cheguem aos televisores, há um trabalho articulado entre equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR, da Anatel, de operadoras de TV e órgãos estaduais e municipais de defesa civil.
A medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, já foram mais de 11 mil alertas encaminhados via SMS a todas as regiões do Brasil. A ação já alcança mais de 7,6 milhões de brasileiros.

Para receber os alertas

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o País. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará a operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”.
É permitido cadastrar mais de um CEP. E, se o usuário quiser saber quais localidades estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTAR para o mesmo número.
* Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional 

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.