Em 2020, projeto selecionado pelo Proac terá espaço em Bananal para eventos multiculturais com diversos artistas


O Projeto ESPAÇO CULTURA de BANANAL - AMOVALE 2020 vai reunir artistas locais e de outros estados para uma grande confraternização multicultural entre março e junho

Da Assessoria de Comunicação da AMOVALE/Projeto Espaço Cultura Bananal

Música, poesia, circo, fotografia, cinema, teatro, jongo, dança e artesanato num mesmo espaço. Parece sonho, mas essa será a realidade de Bananal em 2020. A Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina – AMOVALE - foi contemplada com o edital do Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo e vai receber os recursos necessários para transformar a cidade num pólo cultural com eventos mensais. Artistas como Thiago Amud, Júlia Lemmertz, Claudia Roquete Pinto, Gilvan Gomes e Luiz Carlos Barbieri estão na programação que será imperdível.




Com 10 mil habitantes, Bananal não conta com nenhuma sala de cinema. A carência de cultura começa a mudar com o incentivo do projeto para manifestações e encontros artísticos. Os organizadores pretendem fomentar a identidade cultural dessa estância histórica, turística e ecológica. O projeto vai promover atividades de formação, resgatar a importante memória da cidade e de suas tradições. Além das belezas arquitetônicas e naturais, Bananal traz em suas raízes manifestações culturais como o Jongo desde a época da escravidão.

A coordenação do Espaço Cultura de Bananal - Amovale, estará a cargo das associadas Monica Alvarenga, diretora e produtora teatral há mais de 40 anos e Dora Lima, diretora e produtora de TV e cinema há mais de 30 anos.

As atividades do projeto serão divididas em turnos. Pela manhã teremos workshops e oficinas para crianças e jovens; à tarde, atividades de integração e intercâmbio cultural entre os artistas locais e os convidados de outras regiões, com aulas expositivas e trocas sobre seus respectivos processos criativos. À noite acontecem os shows com a participação de todos os artistas. Durante quatro meses serão realizadas 7 oficinas para crianças e adolescentes, 3 exposições (desenho e fotografia) e mais 23 eventos múltiplos.



O projeto vai acontecer entre março e junho de 2020, sempre no último sábado, durante todo o dia. O público estimado é de 1.500 pessoas de toda a região. As atividades vão acontecer no Ranchos Vale da Bocaina (Km 8 da SP 247), um local tradicional de encontros e manifestações culturais por estar localizado entre a serra e a cidade. O espaço nasceu há 28 anos fruto do sonho do violeiro e compositor  José Eguinaldo Mendes Leal, popularmente conhecido como "Baiano da Cesp", falecido recentemente, e que foi um dos sócios fundadores da Amovale. O local será modernizado para que o evento se torne fixo e tenha a estrutura permanente necessária para acolher o público de Bananal e turistas. Além disso, toda mão-de-obra contratada será local para fomentar a economia da cidade.

O acesso da população que não tiver condições de chegar até o local será oferecido gratuitamente pela organização do evento. Todas as oficinas, workshops e shows serão gratuitos.

A AMOVALE foi criada em 2013 e organiza mutirões de plantio em nascentes e áreas degradadas de Bananal para reflorestar a mata nativa do entorno do Parque Nacional da Bocaina, patrimônio mundial da Unesco. A instituição recebe apoio de organizações públicas e grupos internacionais para as atividades. É responsável, também, por projetos culturais e educacionais na cidade como o Som da Bocaina e o AmoMúsica.


Programação Completa

   28 de março - sábado   

10 horas ------------------------------


• Oficina de circo para a infância e juventude, com o artista circense Gilvan Gomes/RJ. Gilvan trabalhou com o Grupo Galpão/MG, Nós do Morro/RJ e Afroreggae/RJ entre outros, em vários estados do Brasil.

17 horas ------------------------------


• Atividades de intercâmbio e integração com Thiago Amud. Compositor, arranjador, cantor e violonista, considerado pela critica especializada “um dos mais surpreendentes artistas da canção brasileira contemporânea”; Henrique Bonna, bananalense, maestro da primeira orquestra de Viola Caipira do Rio de Janeiro, o CAIPIRANDO - ALMA CARIOCA DE VIOLA, que em 2014 foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por promover atividades culturais como Folias de Reis e rodas de violas no Rio de Janeiro, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. Ele também atua como voluntário em Projetos Musicais, que levam a arte de pontear à crianças de escolas públicas, tais como o projeto AMOMÚSICA, da AMOVALE em Bananal/SP; Wagner Fernandes, nascido e criado em Bananal, músico e escritor, cujas obras retratam a cultura brasileira e possuem um forte sopro de inspiração que resguarda as memórias e as lendas do interior. Convidado especial da XIX Bienal Internacional do Livro no RJ, em 2019; e por fim, Claudio Gonçalves Belavista, bananalense, professor, músico e diretor da bateria da escola de samba da cidade. Juntos, os musicistas apresentarão seus respectivos processos criativos e irão ensaiar uma música para apresentarem à noite.

20 horas ------------------------------



• o Espaço Cultura de Bananal - Amovale 2020, será aberto oficialmente com uma exposição, do desenhista Ary Malik - carioca, morador de Bananal, com 25 anos de projetos de produção gráfica e publicidade com diversos trabalhos para centros culturais e museus nacionais, cujo tema será Serra da Bocaina e cidade de Bananal. No palco, os músicos Thiago Amud, Wagner Fernandes e Henrique Bonna farão apresentações individuais e em seguida, um número musical em conjunto. O músico bananalense Claudio Gonçalves Belavista, conhecido como Belinha, encerra a noite com seu grupo de Olodum.



   25 de abril - sábado   

10 horas ------------------------------

• Oficina de escrita criativa para a infância e juventude, com Silvia Carvão. Pós graduada em Leitura e Produção Textual, Silvia atuou como agente de leitura e criação literária em bibliotecas, empresas, bienais de livros e ONGS, como por exemplo, Fundação Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Light- RJ, EMBRATEL e LER - Salão Carioca do Livro. Trabalha há 22 anos no Instituto Estação das Letras - RJ, e possui larga experiência em revisão de textos.

17 horas ------------------------------



• será a vez do intercâmbio e integração, onde o ator Julio Adrião, prêmio Shell de melhor ator em 2005, com mais de 20 anos de carreira, irá se encontrar com os atores e as cias. de teatro da cidade de Bananal, para apresentar seu processo criativo e trocar experiências.

20 horas ------------------------------



• inicia a apresentação com a leitura de poesia da poeta bananalense Gabriela Castro, de 21 anos - formada em Letras e Literatura e de Claudia Roquete Pinto, Prêmio Jabuti Poesia 2002, com diversos poemas incluídos em antologias nacionais e internacionais - pelas atrizes Júlia Lemmertz - com um vasto curriculo em cinema, com participação em mais de 30 filmes, televisão e teatro, premiada nos principais festivais do país - e, com a atriz e professora Municipal de Bananal Idalina Sabadine, que lerão trechos da obra da jovem poeta; após as leituras, teremos a apresentação do premiado espetáculo “A Descoberta das Américas”, do autor Dario Fo, com o ator Julio Adrião, há mais de uma década em circulação. A Descoberta das Américas, foi eleita como uma das 10 melhores peças de 2005. Participou de festivais no Brasil e exterior, representou o Brasil no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, o FITEI, e no MITO, realizado na cidade portuguesa de Oeiras, e no Festival MINDELAXT, em Cabo Verde. Este monólogo do ator Júlio Adrião, usa o mínimo de texto para interpretar o personagem central da trama com toda a crueza e o estado emergencial que o circunda. Para dar vida aos demais personagens - índios, espanhóis, cavalos, galinhas, peixinhos, Jesus e Madalena, estabelece com o público um código gestual, mímico e sonoro que aos poucos substitui a fala. A atuação lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator no ano de estréia da peça.




   30 de maio - sábado  

10 horas ------------------------------



• terá início a oficina de fotografia para infância e juventude com Paulo Marcos, fotógrafo profissional desde 1974, formado nos EUA. Foi fotógrafo contratado pelas revistas Manchete e Veja-Rio e para o jornal O Dia. Foi também editor de fotografia do Dia, o Globo, Lance!, TV Globo e Brasil Econômico. Atualmente é sócio do Ateliê Oriente /RJ, onde ministra aulas de fotografia, exposições e encontros com profissionais de renome da área.

17 horas ------------------------------



• intercâmbio e integração entre os bailarinos da cidade e o bailarino e coreógrafo premiado Toni Rodrigues/RJ - pós graduado em estudos avançados de dança contemporânea, atual preparador corporal de diversos espetáculos teatrais no eixo Rio-São Paulo. Toni faz uma aula expositiva de seu processo criativo e apresenta o conteúdo que será aquecimento de chão, soltura articular, fortalecimento do centro do corpo e consciência dos apoios e exercícios de centro, valorizando coordenação motora e definição geométrica da relação corpo / espaço, até chegar às sequências coreográficas.

20 horas ----------

• a Cia. de Ballet de Bananal, apresenta uma pequena mostra de seu atual trabalho, e, logo em seguida, um solo com o bailarino Toni Rodrigues. As 20h40, inicia a sessão de cinema ao ar livre    com um Longa Metragem nacional, de forte relevância e pensado em sintonia com a região.

  27 de junho - sábado  

10 horas ------------------------------



• Oficina para a infância e juventude de artesanato com Monica Carvalho, artesã/RJ, trabalha com insumos da natureza produzindo obras de arte e biojóias com vasta experiência em workshops em todo Brasil, principalmente com os índios da Amazônia. As crianças e jovens trabalharão com sementes e materiais orgânicos colhidos por eles mesmos no próprio Ranchos do Vale da Bocaina. Os alunos da Rede Municipal de Ensino, e todos os outros, terão transporte gratuito de ida e volta.

17 horas ------------------------------

• Montagem de exposição de crochê com as Rendeiras de Bananal, que é o artesanato forte da região. O tema será de animais da Mata Atlântica e formas abstratas cujo conteúdo será trabalhado e direcionado previamente.

20 horas ------------------------------



• Festa Junina, com apresentações de música típica e releitura da música popular. A Orquestra de Viola Caipira, que em 2014, foi reconhecida por promover atividades culturais como Folias de Reis e rodas de violas no Rio de Janeiro se apresenta às 20h30; após a orquestra, será a vez de Luiz Carlos Barbieri, que ficou conhecido com seu trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual realizou, por 14 anos, concertos nas principais salas de concertos do Brasil, além da Argentina, México, Itália, Áustria, Suíça e Portugal, tocando música caipira no violão clássico. Em 2016, Luiz Carlos Barbieri, implantou o projeto AMOMUSICA, desenvolvido pela AMOVALE, em parceria com a Escola da Familia, SP, atuando como coordenador e professor de violão. Quem se apresenta também são os músicos bananalenses Ernani Cabral e o grupo Xote na Estrada. Para encerrar a noite, o Jongo, com o grupo do Sr. Zézinho do Sancho, mais antigo jongueiro vivo de Bananal. Dança de roda de origem Africana muito praticada pelos antigos escravos desta cidade.




Postagem Anterior Próxima Postagem