Nível do rio Bananal chegou próximo a 5 metros com a chuva de quarta (8) e baixou durante a madrugada


Após a volumosa e intermitente chuva que caiu durante a tarde de quarta-feira (8), aumentou o volume do rio Bananal e a força de suas correntezas. Em rápida elevação, seu nível atingiu maior pico por volta das 22 horas, quando chegou a 4,9 metros na estação de monitoramento do Inea-RJ, situado em Rialto, distrito de Barra Mansa.

Embora sem risco de transbordamento durante todo o período, o nível permaneceu elevado e com fortes correntezas por algumas horas, até a água da chuva escoar para a foz do rio.

Pouco antes da 1 hora da madrugada desta quinta-feira (9), o nível registrado foi de 3,84 metros. Naquele momento, já não chovia mais na cabeceira do rio Bananal.
Durante a tarde, a rodovia Álvaro Brasil Filho (SP-64), que liga Bananal a Barra Mansa e à via Dutra, chegou a ter dois pontos de alagamento. Um nas imediações da fazenda Resgate e outro no local popularmente conhecido como "Fazendinha", nas proximidades da fazenda Independência. A água tomou conta da pista nos dois sentidos e os motoristas tiveram que esperar por cerca de uma hora para trafegar pelos pontos alagados.
Pelas redes sociais, circularam vários registros, em fotos e vídeos, da força da correnteza do rio na área urbana de Bananal e dos pontos de alagamento na SP-64.







TRANSBORDAMENTO DO RIO BARRA MANSA
Por volta das 18 horas, o rio Barra Mansa transbordou e inundou ruas de dois bairros do município vizinho. Segundo a Defesa Civil, no intervalo de uma hora o volume de chuva atingiu 47 mm naquela localidade.
Ficaram alagadas as principais ruas dos bairros Boa Sorte e Nova Esperança. Neste último, a água invadiu a rotatória de acesso à Via Dutra que fica embaixo de um viaduto. Outros 4 bairros foram afetados em seguida.
O nível do rio Barra Mansa também começou a baixar durante a madrugada desta quinta-feira (9). Após deixarem estragos em várias regiões, sobretudo na região serrana, as áreas de instabilidade perderam força sobre o estado do Rio de Janeiro.




Postagem Anterior Próxima Postagem