ANTT mantém linhas interestaduais por ônibus, mas indica tendência com suspensão de viagens internacionais


Linhas entre Bananal e Barra Mansa continuam funcionando normalmente, 
a despeito de decreto do governo estadual do RJ

Da Redação, com informações de Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Linhas interestaduais, como a Bananal-Barra Mansa realizada pela empresa Colitur, estão mantidas, pelo menos por enquanto.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu, nesta quarta-feira (18) que o transporte interestadual de passageiros continuará em operação. "Devido à situação emergencial para evitar situações que possibilitem o contágio pelo coronavírus, a agência flexibilizou a redução de frequência de horários”.
A Colitur, que manteve as linhas a despeito do decreto publicado ontem pelo governo do estado do Rio de Janeiro que vedava o transporte interestadual para estados com casos já confirmados, possivelmente aguardava o posicionamento da ANTT para adotar ou não a medida. As linhas entre Bananal e Barra Mansa continuam funcionando normalmente.
Em sentido inverso, a ANTT determinou a suspensão de todas as viagens rodoviárias internacionais de passageiros, em decorrência da pandemia de coronavírus. A medida vale para os transportes de fretamento e semiurbano em região de fronteira, realizada por empresas brasileiras e estrangeiras. 
Segundo a ANTT, a proibição tem vigência por 60 dias, podendo ser prorrogada.
Além da suspensão das viagens internacionais, a agência também determinou que as empresas adotem medidas de higienização da frota, com a utilização de métodos que impeçam a proliferação de "vírus, bactérias, fungos, ácaros e microrganismos nocivos à saúde”.
Entre as medidas, estão higienizar ou esterilizar após cada viagem, os pega-mãos, corrimãos, catracas, equipamentos de bilhetagem e demais superfícies onde há o constante contato das mãos dos passageiros, do motorista e do cobrador. Também deve ser disponibilizado álcool-gel 70% para os motoristas, cobradores e passageiros e, se possível, máscaras.
A agência disse que o reembolso das passagens será feito de acordo com a resolução em vigor que prevê que o pagamento terá valor equivalente em moeda estrangeira convertida no câmbio do dia da efetivação do reembolso.
A medida adotada em âmbito internacional pode indicar uma tendência para o transporte interestadual se o quadro da doença evoluir de forma incontrolável.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.