Começam a vigorar em Bananal penalidades por exigência de máscaras de proteção

A partir de hoje é obrigatório. Só pessoas com máscaras de proteção
terão acesso interno aos estabelecimentos.
Exigência se estende a entregadores de delivery

Editado no final da noite de segunda-feira (13), o decreto municipal nº 699/2020 passou a vigorar concedendo 4 dias para os estabelecimentos autorizados a funcionar durante a quarentena se adaptarem à exigência de utilização de máscaras de proteção por seus colaboradores e clientes em suas dependências internas. Até ontem (17), o descumprimento poderia resultar apenas em advertência pelo poder público municipal.

A partir deste sábado (18), a utilização de máscaras de proteção passa a fazer parte do cotidiano dos bananalenses por um período indeterminado de tempo. O mesmo decreto traz, como recomendação, o uso das máscaras pelos moradores quando estiverem fora de casa. Ainda não há, para a população de Bananal, a obrigatoriedade de utilizar as máscaras em locais públicos. Algumas cidades do país já começam a fazer essa exigência para todos que andam pelas vias públicas.

No entanto, para ingressar em qualquer estabelecimento aberto em Bananal, o munícipe precisará utilizar as máscaras de proteção. Sem elas, será proibido de entrar. O decreto veda ao estabelecimento permitir o ingresso de pessoas sem a peça de proteção. Da mesma forma, todos os trabalhadores do estabelecimento só podem efetuar seus serviços utilizando as máscaras. A obrigatoriedade abrange também os entregadores de serviços de delivery ou drive-thru.


A utilização das máscaras passou a fazer parte das recomendações do Ministério da Saúde no início deste mês. Até então, a recomendação era só para os profissionais da saúde e para os pacientes acometidos pela Covid-19.

O Ministério se baseou em estudos que apontam a utilização de máscaras, até mesmo as caseiras (desde que confeccionadas da forma correta), como forma de grande eficácia para evitar o contágio do vírus. Há relatos também de que sua utilização pode abreviar a curva de contaminação e antecipar a retomada econômica das localidades onde é bem aplicada.

No entanto, em seu processo de adaptação, a população deve adotar uma série de cuidados. Dentre os principais, ter certeza de estar utilizando uma peça que realmente protege e o manuseio da máscara.

A Gazeta de Bananal selecionou abaixo os principais pontos referentes à aquisição, confecção e utilização correta das máscaras de proteção para auxiliar os leitores nessa nova prática de seu dia-a-dia.

É sempre bom lembrar que a utilização das máscaras não substitui as outras práticas de higiene já conhecidas, como o distanciamento social, lavar as mãos frequentemente, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, etc.

Os materiais e mídias foram produzidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, baseados em normas e instruções da OMS (Organização Mundial da Saúde).  








Veja abaixo o Decreto da prefeitura na íntegra e também a Nota Informativa do Ministério da Saúde com modelos de máscaras caseiras.










Postagem Anterior Próxima Postagem