Surge novo caso suspeito de Covid-19 e Bananal volta a ter dois em seu quadro epidemiológico


Surgiu uma nova suspeita de infecção pelo novo coronavírus em Bananal e o município voltou a registrar dois casos suspeitos no Boletim Epidemiológico deste domingo, 05 de abril.

A nova suspeita aparece exatamente duas semanas depois do registro dos casos de uma profissional da área da saúde e de uma criança no dia 22 de março, também num domingo. O caso da profissional foi descartado no primeiro dia deste mês de abril após exame realizado em laboratório do Rio de Janeiro. O teste do garoto, que permanece em isolamento domiciliar com familiares, foi encaminhado para Taubaté, ao laboratório regional do Instituto Adolfo Lutz. Existe a expectativa de que o resultado do exame seja conhecido ao longo desta semana.

A alteração das notificações em Bananal foi divulgada há pouco pelo boletim epidemiológico diário da prefeitura e deve ser detalhado em vídeo gravado pelas autoridades municipais.

O boletim mostrou também que subiram para 9 os casos de isolamento domiciliar. Esse indicador chegou a oscilar entre 7 e 8 na última semana e agora fica próximo dos dois dígitos pela primeira vez desde que começou a ser publicado. A prefeitura de Bananal é a única da região a divulgar os casos de isolamento domiciliar. 

Diante desse quadro atualizado, a tendência é o novo caso ser melhor assimilado pela população do que foram os dois primeiros há 14 dias. Agora se passou a entender melhor a classificação de caso suspeito, que pode ser descartado após o exame. Ao mesmo tempo, serve de alerta para demonstrar que não se pode relaxar nas medidas preventivas.

As autoridades em saúde de todo o país são unânimes em apontar esta semana que se inicia e a próxima como determinantes para minimizar o contágio da doença em cada localidade.  Tendo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta à frente, eles reiteram a importância de se ganhar tempo para evitar o colapso do sistema de saúde com milhares de atendimentos sendo realizados em um curto intervalo de tempo.


Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.