Surge novo caso suspeito de Covid-19 e Bananal volta a ter dois em seu quadro epidemiológico


Surgiu uma nova suspeita de infecção pelo novo coronavírus em Bananal e o município voltou a registrar dois casos suspeitos no Boletim Epidemiológico deste domingo, 05 de abril.

A nova suspeita aparece exatamente duas semanas depois do registro dos casos de uma profissional da área da saúde e de uma criança no dia 22 de março, também num domingo. O caso da profissional foi descartado no primeiro dia deste mês de abril após exame realizado em laboratório do Rio de Janeiro. O teste do garoto, que permanece em isolamento domiciliar com familiares, foi encaminhado para Taubaté, ao laboratório regional do Instituto Adolfo Lutz. Existe a expectativa de que o resultado do exame seja conhecido ao longo desta semana.

A alteração das notificações em Bananal foi divulgada há pouco pelo boletim epidemiológico diário da prefeitura e deve ser detalhado em vídeo gravado pelas autoridades municipais.

O boletim mostrou também que subiram para 9 os casos de isolamento domiciliar. Esse indicador chegou a oscilar entre 7 e 8 na última semana e agora fica próximo dos dois dígitos pela primeira vez desde que começou a ser publicado. A prefeitura de Bananal é a única da região a divulgar os casos de isolamento domiciliar. 

Diante desse quadro atualizado, a tendência é o novo caso ser melhor assimilado pela população do que foram os dois primeiros há 14 dias. Agora se passou a entender melhor a classificação de caso suspeito, que pode ser descartado após o exame. Ao mesmo tempo, serve de alerta para demonstrar que não se pode relaxar nas medidas preventivas.

As autoridades em saúde de todo o país são unânimes em apontar esta semana que se inicia e a próxima como determinantes para minimizar o contágio da doença em cada localidade.  Tendo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta à frente, eles reiteram a importância de se ganhar tempo para evitar o colapso do sistema de saúde com milhares de atendimentos sendo realizados em um curto intervalo de tempo.


Postagem Anterior Próxima Postagem