Isolamento social em SP está 13% abaixo do ideal e pode resultar em falta de leitos no sistema de saúde

Coletiva de imprensa sobre Coronavírus

Taxa de isolamento está em 57% quando o ideal é 70%. No Vale, indicador começou por 3 cidades e também não atinge índice

Da Redação, com informações do Governo de SP

O isolamento social, principal medida de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus indicada por cientistas e órgãos de saúde em todo o mundo está 13% abaixo do ideal no estado de São Paulo. Ao mesmo tempo, o número de óbitos dobrou nos municípios paulistas em uma semana. 

O índice ideal é de 70%, de acordo com Centro de Contingência do coronavírus. O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 57% na sexta-feira (10). De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

No momento, há acesso a dados referentes a 40 cidades. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios com população a partir de 30 mil habitantes.

No Vale foram disponibilizadas as taxas de isolamento social de 3 municípios até o momento. Elas mostram o percentual entre os dias 8 e 10 de abril. 

São José dos Campos atingiu 51% no dia 8, 49% no dia 9 e 59% no dia 10. Em Taubaté, os indicadores foram 51% (dia 8), 47% (dia 9) e 59% (dia 10). Jacareí apresentou nos mesmos dias as taxas de 49%, 50% e 61%, respectivamente.


Postagem Anterior Próxima Postagem