Dois dias após quadro zerado, surgem novos casos confirmados de Covid-19 em Bananal


São dois novos casos confirmados e um caso suspeito de infecção pelo coronavírus na área territorial do município

Por Ricardo Nogueira, com informações do Governo de SP


O boletim epidemiológico de Bananal nesta quarta-feira, 10 de junho, aponta o surgimento de mais dois casos confirmados de Covid-19. O jornal obteve a informação de que pelo menos um dos novos casos é de uma pessoa que acompanhou uma familiar numa internação hospitalar fora do município. O boletim mostra também um novo caso suspeito de paciente já internada em Cruzeiro.

As 3 alterações no quadro epidemiológico surgem dois dias depois do boletim ter ficado zerado. Ele comprova a complexa dinâmica em lidar com a pandemia, que pode ser alterada de um momento para o outro.

Agora o município contabiliza 7 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus desde o início dos boletins há 81 dias atrás. Os 5 casos positivos anteriores encontram-se recuperados, sendo que somente um deles chegou a precisar de UTI em Barra Mansa.

Devido às duas pessoas testarem positivo nesta nova notificação de hoje, a vigilância epidemiológica de Bananal já adota o seu isolamento domiciliar e o monitoramento de seu entorno, juntamente com as demais precauções sanitárias cabíveis nesta situação.

São Paulo

Pelo segundo dia consecutivo, o estado de São Paulo apresentou mais um recorde em óbitos por covid-19 registrados em um único dia. Nas últimas 24 horas, o estado registrou 340 novos óbitos por coronavírus, chegando agora ao total de 9.862 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia.
Ontem, o estado havia registrado 334 novos óbitos, mas a secretaria estadual da Saúde havia creditado o alto número de ontem ao fato de que, geralmente, os exames ficam represados nos finais de semana, quando laboratórios e órgãos públicos podem estar fechados, sendo só contabilizados nos dados de terça-feira. Mas de ontem para hoje, o número de novos óbitos voltou a crescer em cerca de 3,7%.
Apesar do novo recorde hoje (10), o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo diz que o número está dentro do esperado. “Esses números que estamos observando estão dentro do que foi previsto por modelos matemáticos de semanas atrás”, disse Carlos Carvalho, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo. “Os números que estamos vendo estão dentro do que esperávamos. Essa elevação, que observamos todos os dias, é uma elevação pequena”, acrescentou.
Em todo o estado, já foram contabilizados 156.316 casos confirmados de coronavírus, com 29.616 curados (após receberem alta médica).
A ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinados ao tratamento de pessoas com coronavírus está hoje em 69,1% no estado e em 76,7% na Grande São Paulo. O estado tem hoje 4.953 pacientes internados em UTIs e há 8.123 internados em enfermarias.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.