Com 13 positivados ativos e 67 suspeitos, Bananal encerra pior semana dos últimos meses.

 

Foi a pior semana dos últimos meses com aumento de 123% nos casos suspeitos e mais do que o triplo nos positivados  

Por Ricardo Nogueira

Encerrada neste sábado(28) com 13 casos positivados para Covid-19 e 67 suspeitos, esta semana epidemiológica consolida o novo viés de crescimento da doença em Bananal e se constitui na pior semana dos últimos meses

Embora com crescimento percentual semelhante ao momento crítico da doença entre os meses de junho e agosto, o quadro atual tem como alento o fato de não ter internações.

Casos Confirmados

A semana epidemiológica começou no domingo(22) com 4 positivados em isolamento domiciliar e 174 recuperados. No dia seguinte(23), os recuperados foram a 176, mas mesmo assim os infectados subiram para 5. Ou seja, naquelas 24 horas, duas pessoas ficaram curadas, mas 3 tiveram a contaminação confirmada.

No dia 24 os infectados foram a 6 e no dia 25 subiram para 7, mantendo-se o número de recuperados. Nos dois dias seguintes repetiu-se a contabilização de mais infectados do que curados no boletim. Foram 8 positivados e 177 recuperados no dia 26, passando para 10 confirmados e 178 curados no dia 27. Entre sexta e este sábado, mais 3 confirmados foram incluídos no boletim, totalizando 13 casos ativos até o momento, com 178 recuperados.

Casos Suspeitos

A elevação do número de casos suspeitos foi ainda mais acentuada. A semana epidemiológica começou com 30 casos e terminou com 67 pessoas suspeitas de infecção, colocadas em isolamento domiciliar e aguardando o resultado de exames. Alta percentual de 123%. No mesmo período, os casos descartados foram de 699 para 714. Variação de 2,1% com 15 pessoas com exames negativos enquanto outras 37 entraram no boletim e aguardam resultados.

Região

Arapeí terminou a semana com 5 casos confirmados e São José do Barreiro zerou os casos ativos.

Na RM Vale, os indicadores só pioram. Segundo levantamento da fundação Seade, as internações saltaram 47% na região em novembro. O levantamento mostrou que,  apenas entre os dias 24 e 25, o número de internações foi maior do que as registradas nos dias anteriores de todo o mês. Até o dia 23, novembro computava 481 internações na RM Vale. Apenas nos dois dias mencionados foram registradas outras 529 internações.

Esses números podem afetar todas as cidades, uma vez que o indicador de internações tem grande relevância na avaliação do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo, não se descartando a hipótese do governo voltar a adotar as medidas mais restritivas do Plano SP.

O número de pessoas internadas em UTI em todo o estado cresceu 22% nas últimas 2 semanas. Na RM Vale, esse aumento percentual foi de 31%, subindo de 1.145 internados para 1.503.

Por enquanto, as taxas de ocupação de UTI no estado ainda estão inferiores a 50%.

Neste sábado, o estado de São Paulo totalizou 42.048 óbitos e 1.238.094 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia em março.

  

Postagem Anterior Próxima Postagem