Dr. William e Diego requerem início da transição de governo e listam equipe

 

Equipe nomeada por Dr. William é integrada por uma professora, um procurador jurídico de carreira da prefeitura, uma advogada, um ex-secretário de saúde, a atual secretária de finanças e pelo seu vice-prefeito eleito 

Por Ricardo Nogueira

O prefeito eleito de Bananal, William Landim da Silva (Dr. William), protocolou na tarde do dia 26 de novembro na prefeitura um requerimento dirigido ao prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues (Piá) formalizando interesse em realizar a transição de governo.

O processo de transição está definido em Lei Municipal e consiste, basicamente, na transmissão de dados e informações sobre a atual situação da prefeitura, principalmente nas áreas de finanças, gestão de convênios, processos licitatórios, execução de políticas públicas e obras, dentre outras.

Segundo a legislação municipal, o procedimento tem início quando o prefeito eleito formaliza seu interesse no processo de transição. Em seguida, cabe ao prefeito em exercício escalar também sua equipe para interagir com a do prefeito eleito e formalizar o ato com os nomeados, proporcionando, inclusive, estrutura física para os trabalhos.

Acompanhado de seu vice-prefeito eleito, Diego Zoccola Amorim, Dr. William incluiu no documento a lista de sua equipe para a transição, com seis nomes. Além do próprio Diego, constam na lista a atual Secretária de Finanças, Neuza Santiago, a advogada Egle Cristina de Freitas Gavião Guimarães, a professora Ivonete Fernandes da Fonseca Oliveira Granha, o Procurador Jurídico de carreira da prefeitura, Alexandre Mariano de Oliveira, e o ex-secretário de saúde do município nos anos dos governos Wilton Neri Pereira (1997-2000 e 2001-2004), Cláudio de Souza.

Com o adiamento das eleições de 04 de outubro para 15 de novembro em razão da pandemia do novo coronavírus, os prazos para a transição ficaram curtos. Devido a isso, o prefeito eleito resolveu incluir no requerimento mais de 50 perguntas sobre o andamento da gestão da prefeitura de Bananal, com o intuito de agilizar os trabalhos.

Dr. Wiliam solicitou também ao prefeito Piá, permissão de acesso direto aos setores administrativos para "que a equipe de trabalho venha se inteirar por completo dos assuntos afetos à administração e ao interesse público"

Historicamente, desde o final dos anos 90, em que a Gazeta de Bananal acompanha os processos de transição entre governos, esse tipo de pedido não costuma ser bem aceito pelo gestor que sai. O processo de transição é uma troca de informações por escrito. O acesso direto às repartições não figura na lei municipal e, se aceito, será um ato de liberalidade do prefeito em exercício.



Postagem Anterior Próxima Postagem