Bananal aplicou 244 vacinas em trabalhadores da saúde e já recebeu 190 doses para iniciar imunização dos idosos.

 

Após o envio de 3 lotes de vacinas, Bananal chega a 456 doses recebidas até o momento

Por Ricardo Nogueira

Bananal começou a divulgar na noite desta sexta-feira, 05 de fevereiro, o seu "Vacinômetro", indicador oficial das prefeituras com a quantidade de doses recebidas e de vacinas aplicadas contra a Covid-19.

O primeiro "Vacinômetro" de Bananal mostra a aplicação vacinal em 244 trabalhadores da saúde. O município recebeu, até esta data, 456 doses enviadas em 3 lotes. O primeiro lote veio com 146 doses, o segundo com 120 e o terceiro lote com 190 doses. Esse último já voltado para o início da vacinação de idosos com mais de 90 anos, a partir da segunda-feira, 08 de fevereiro.

Pré-Cadastro no Vacine Já

O Governo de São Paulo recomenda aos familiares de pessoas acima de 85 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a COVID-19.

O início da imunização para idosos acima de 90 anos será no dia 8 de fevereiro e, para aqueles acima de 85 anos, no dia 15 de fevereiro, totalizando 515 mil pessoas nessa nova fase da campanha de vacinação.

O cadastramento economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. Presencialmente, a coleta de informações leva, em média, 10 minutos, enquanto o preenchimento do formulário online, apenas 1 minuto.

“Gostaríamos de ressaltar, neste momento, o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, que agiliza o atendimento e evita aglomerações, tornando mais seguro e confortável o acolhimento dessa população”, destacou Regiane de Paula, Coordenadora de Controle de Doenças e Coordenadora do Plano Estadual de Imunização.

A ferramenta não é um agendamento e nem um pré-requisito obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. Para os idosos que não possuem familiaridade com a internet, o pré-cadastro pode ser realizado por qualquer pessoa da família.

A prioridade desse público leva em consideração a vulnerabilidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tiveram COVID-19 evoluíram para óbito no decorrer da pandemia.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.