Bananal registra 5ª semana consecutiva de queda na média móvel de casos confirmados

 

10ª semana epidemiológica mantém a tendência de forte queda nos casos confirmados, mas voltou a registrar internações e 1 óbito suspeito

Por Ricardo Nogueira

A 10ª Semana Epidemiológica do ano, entre 07 e 13 de março, foi a quinta consecutiva a apresentar queda nos indicadores de novos casos de Covid-19 em Bananal. Só não igualou o cenário dos melhores períodos na cidade porque voltou a mostrar pessoas internadas e um óbito suspeito.

O boletim do sábado, que fechou a 10ª semana epidemiológica, não apontou novos infectados, mas o do dia anterior havia registrado o surgimento de 8 casos confirmados de Covid-19 em Bananal. O indicador também ficou zerado em outros três dias da semana, somando apenas 3 até quinta-feira. Mesmo com o pico de sexta-feira a semana totalizou 11 casos e passou a figurar entre as de melhor quadro nos últimos meses no que se refere a novas contaminações.

O boletim de sexta mostrou o registro de 1 óbito suspeito, aguardando resultado de exames para confirmar se foi decorrente da infecção pelo novo coronavírus ou não.

O indicador de pacientes internados com suspeita de infecção saiu de zero no domingo (7) para 2 na segunda-feira(dia 8). Foi para 3 internados na quarta (10), chegou a 4 na sexta-feira e voltou para 3 no sábado (dia 13).

Média Móvel despenca 70% em 14 dias

A 10ª semana epidemiológica registrou 15 casos confirmados a menos do que a 9ª semana e manteve em queda a média móvel de Bananal.

A média móvel, em trajetória descendente desde a 6ª Semana Epidemiológica, estava em 3,71 na semana anterior e agora cai para 1,57. Há duas semanas ela estava em 5,28.

Como a tendência do quadro é definido cientificamente pela variação percentual da média móvel no intervalo de 14 dias, a queda no período foi de 70%. Com o indicador mostrando queda superior a 15%, conforme a metodologia, Bananal continua com tendência de queda no surgimento de novos casos.

As tabelas que servem de parâmetro para os gráficos demonstrativos elaborados pela Gazeta de Bananal e divulgados simultaneamente pelo Canal Bananal, tem em seu cabeçalho a semana epidemiológica sob referência, discriminando o período a que ela se refere e o total de casos registrados.

Logo abaixo, duas colunas em tons distintos de cinza. A coluna em tom mais claro, discrimina cada dia da semana. Logo abaixo, em cinza mais escuro, está a evolução dos números apontados no boletim oficial da prefeitura. Na última linha, vem a quantidade de casos confirmados a cada dia. Serão esses números que, somados e divididos por sete, trarão o resultado da média móvel.


Postagem Anterior Próxima Postagem