CODIVAP lança apoio técnico para a recuperação de estradas vicinais do Programa Viva o Vale

 

Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias e outros 13 municípios das sub-regiões do Vale Histórico e Vale da Fé farão a recuperação de trechos asfaltados das vicinais

Por Ricardo Nogueira, com informações e fotos da CODIVAP

A CODIVAP realizou nesta sexta-feira (16) uma reunião presencial para apresentação e lançamento do Apoio Técnico e Assessoria aos projetos de recuperação das estradas vicinais dos municípios da região contemplados com o Programa Novas Estradas Vicinais inserido no Projeto “Viva o Vale”, do Governo do Estado de São Paulo.

Promovido na área externa da sua sede em Taubaté - seguindo todas as medidas sanitárias de prevenção -, o encontro da Codivap reuniu prefeitos e representantes das 17 localidades das sub-regiões do Vale Histórico e Vale da Fé inseridas na primeira fase do “Viva o Vale”.

O apoio oferecido busca suprir as necessidades dos municípios, sobretudo os de menor porte, na elaboração de projetos básicos e executivos para cumprir as exigências da gestão do Programa na entrega das propostas a serem aprovadas.

A CODIVAP disponibilizará, de forma organizada, profissionais experientes para orientação e treinamento de equipes técnicas dos municípios para o cumprimento dos requisitos para estes projetos, inclusive aos moldes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Pelo Programa Novas Estradas Vicinais, a estrada rural do bairro do Turvo, única do município com algum trecho asfaltado, receberá obras de recapeamento do Km 0 ao 2,035 em obra com valor inicial estimado em R$ 1.402.027,86.

O prefeito de Bananal, William Landim da Silva, informou ao jornal que enviou uma representante do Setor de Engenheira da Prefeitura para a reunião sobre o apoio técnico e tratará com ela na segunda-feira (19) os assuntos abordados. Ele e o prefeito de São José do Barreiro, Alexandre (Lê) Braga, tiveram agenda conjunta nesta sexta-feira com um representante de São José dos Campos sobre um consórcio ambiental para emissão de licenças no âmbito territorial de cada município.

No encontro em Taubaté estiveram presentes Izaias Santana, Presidente da CODIVAP e Prefeito de Jacareí; Ortiz Junior, Coordenador do Programa Viva o Vale e Subsecretário de Assuntos Metropolitanos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional; Clodomiro Junior, representante da Secretaria Estadual de Turismo; Antonio Junior, Diretor do DER Taubaté; Marcus Soliva, Prefeito de Guaratinguetá e Diretor da SR 3 Vale da Fé; Thales Gabriel, Prefeito de Cruzeiro e Diretor da SR 4 Vale Histórico; além de outros Prefeitos(a) e representantes/profissionais dos municípios envolvidos.

Dentre os prefeitos presentes na reunião estava Paulo Henrique (PH) Coutinho, de Areias. Neste primeiro diálogo, a CODIVAP explanou como funcionará esse suporte profissional com equipes técnicas treinadas nos municípios conforme os requisitos do DER para elaboração dos projetos. Foram detalhados quais serão os prazos e o cronograma a ser seguido, visando, sobretudo, a padronização na adequação das estradas vicinais contempladas.

Os 17 municípios do Vale Histórico e Vale da Fé contemplados com as obras desta etapa são: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, São José do Barreiro e Silveiras.



Postagem Anterior Próxima Postagem