Policia Ambiental apreende pássaros capturados na Serra da Bocaina por um morador de Bananal

 

Ação demonstra que a Policia Ambiental se mantém diligente na região mesmo com a desativação da base no município

Por Ricardo Nogueira com informações do CONDEMA Bananal

A Polícia Ambiental de São Paulo apreendeu no dia 08 de setembro em Bananal pouco mais de uma dezena de pássaros da espécie trinca-ferro (Saltator Similis). Eles foram capturados por um morador da cidade em armadilhas espalhadas em pontos da Serra da Bocaina.

A captura de animais silvestres é crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), com pena prevista de detenção de seis meses a um ano.

A ação demonstra que a Policia Ambiental se mantém diligente na região mesmo com a desativação da base em Bananal. As bases mais próximas responsáveis pelos municípios do Vale Histórico ficam em Cruzeiro (2ª Base) e Guaratinguetá, integrando o 2º Pelotão na 4ª Companhia do 3º Batalhão da Policia Militar Ambiental.

O morador detido foi conduzido para o registro de ocorrência na Delegacia de Bananal, junto com as gaiolas onde aprisionou os pássaros capturados.

O relato da apreensão foi publicado na página do CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) de Bananal no Facebook.(clique aqui para curtir e seguir a página)

Na publicação, o CONDEMA de Bananal ressalta que "o município possui grande riqueza de fauna silvestre, que deve ser preservada e protegida não só através das ações dos agentes da lei, mas também através de denúncias de quem testemunhar ou souber de práticas criminosas contra os animais e o seu habitat."

O Conselho também enfatiza que "além de ilegal, a captura, caça e criação em cativeiro de animais silvestres é uma crueldade que deve ser combatida."


Os moradores podem denunciar crimes contra os animais através dos contatos abaixo da Policia Militar Ambiental:

3º BATALHÃO 4ª CIA 2º PEL 2ª BASE - Cruzeiro/SP

Rua Rui Cotrin, 382.
Vila Rica - Cruzeiro
CEP.12700-000

Fone: 12 3143-3313
fernandocesar@policiamilitar.sp.gov.br

3º BATALHÃO 4ª CIA 2º PEL - GUARATINGUETÁ-SP

Rua Bartolomeu Bueno, 30.
I.A.P.I. - Guaratingueta
CEP.12515-560

Fone: 12 3126-1300
3bpamb4cia2pel@policiamilitar.sp.gov.br


Postagem Anterior Próxima Postagem