Guaratinguetá inaugurou Alameda e novo local de monumento a Frei Galvão


Imagem do Primeiro Santo Brasileiro, que se encontrava no atual Santuário, foi trasladada para a nova Alameda Frei Galvão no dia 20 de outubro

Por Ricardo Nogueira

A data de 25 de outubro celebra o primeiro Santo nascido no Brasil: Antônio Sant’Ana Galvão, o Frei Galvão. Em sua homenagem, sua cidade natal, Guaratinguetá, inaugurou no período da manhã a Alameda Frei Galvão, com pavimentação que leva ao alto da colina em novo local do monumento do Santo.

A imagem de Frei Galvão que se encontrava no atual Santuário foi trasladada para a Alameda Frei Galvão no dia 20 de outubro. 

Uma procissão com percurso entre o atual Santuário e o novo terreno marcou a série de celebrações deste dia solene. Além das missas, houve bênçãos aos ciclistas e carreata. A celebração de encerramento, às 18h, foi transmitida pela TV Aparecida. Essa foi a primeira festa sob a administração dos frades franciscanos.

NOVO SANTUÁRIO
 
O futuro Santuário de Frei Galvão, maior e um pouco mais acima do atual, permanece localizado em área da antiga fazenda de seu pai, onde está prevista uma grande construção. O espaço do novo Santuário terá 100 mil m² e contará com uma igreja com capacidade para 3 mil pessoas.

Será inaugurado também o Parque Laudato Sì, com milhares de mudas. Um reflorestamento de área de 20 mil metros quadrados (veja maquete abaixo).


1º SANTO BRASILEIRO

Frei Galvão passou a infância em sua cidade natal, Guaratinguetá, até ser enviado aos 13 anos para o seminário jesuíta Colégio de Belém, localizado em Cachoeira, Bahia.

Com a perseguição aos jesuítas comandada pelo Marquês de Pombal, Galvão foi transferido para um seminário franciscano em Taubaté. Aos 17 anos decidiu prosseguir a vida religiosa no Convento de São Boaventura de Macacu em Itaboraí, Rio de Janeiro.

Após ser ordenado Sacerdote em 11 de Julho de 1762, Frei Galvão foi transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo, sendo que em 1770 foi convidado para a Academia Paulista de Letras (a Academia dos Felizes).

De 1769 a 1770 atuou no Recolhimento de Santa Teresa. Lá, teve visões com Jesus lhe dizendo para construir um novo Recolhimento, fazendo-o atuar para a inauguração do Convento da Luz (Recolhimento de Nossa Senhora da Luz). Foi lá, já na velhice, que ele retornou para passar seus últimos dias, falecendo em 23 de dezembro de 1822.

Em função de seus dons especiais, logo lhe foram atribuídos vários milagres e poderes: premonição, telepatia, bilocação e levitação. Sua marca foram as pílulas de Frei Galvão, até hoje confeccionadas, às quais vários milagres foram atribuídos.

Na década de 90 do século XX, foi iniciado o processo de beatificação de Frei Galvão. Ele foi declarado Venerável em 08 de março de 1997 e, depois, Beato com o processo de Beatificação em 25 de outubro de 1998.

Sua canonização se deu em 11 de maio de 2007 em uma missa no Campo de Marte, em São Paulo, tornando-se oficialmente o primeiro Santo Brasileiro.


Postagem Anterior Próxima Postagem