Por aclamação, prefeito de Bananal foi escolhido para presidir Consórcio do Vale Histórico

Presidente terá incumbência inicial de providenciar a personalidade jurídica do Consórcio, que visa unir forças dos 8 municípios da sub-região em pautas conjuntas nos campos administrativo, econômico e turístico

Por Ricardo Nogueira

Os prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal Novo Vale Histórico escolheram, em reunião na manhã desta terça-feira (09/11), o prefeito de Bananal, William Landim da Silva, como presidente do órgão no biênio 2021-2022.

A votação por aclamação foi realizada em São José do Barreiro, sob a coordenação do prefeito daquele município, Alexandre Siqueira Braga.

Consórcios Públicos como esse resultam da união entre dois ou mais entes da federação (municípios, estados e União), sem fins lucrativos, com a finalidade de prestarem serviços e desenvolverem ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos. Quando adquirem personalidade jurídica de direito público passam a integrar a Administração Indireta, ao lado das autarquias, das fundações públicas e outras.


Dentre suas funções iniciais na Presidência, Dr. William, que é advogado, produtor rural e comerciante em Bananal, terá a incumbência de dar entrada no CNPJ do Consórcio. "Acredito que em 10 dias já esteja com todos os documentos", informou ele à Gazeta.

Um dos principais objetivos do Consórcio Novo Vale Histórico é unir forças em pautas conjuntas abrangentes nos campos administrativo, econômico e turístico, reforçando o poder de reivindicação das 8 cidades históricas, mais  Cachoeira Paulista, do Vale da Fé, localizadas no extremo leste paulista, divisa com os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na semana passada, os prefeitos do Consórcio tiveram sua primeira agenda oficial com o vice-governador Rodrigo Garcia no Palácio dos Bandeirantes para tratar da execução do programa "Novas Estradas Vicinais" que promete melhorar o escoamento da produção agropecuária e o turismo rural. (clique aqui para ler/reler a matéria)

Na eleição de hoje estiveram presentes, além do eleito, Dr. William, e do anfitrião, Lê Braga, os prefeitos Renê Lúcio Gonçalves de Arapeí, Paulo Henrique Coutinho de Areias, José Benedito da Silva de Lavrinhas, Thales Gabriel de Cruzeiro e Guilherme Carvalho da Silva de Silveiras.

O resultado da Assembleia Geral foi repercutido pelas páginas oficiais das prefeituras em teor praticamente uniforme, onde os chefes dos executivos municipais enalteceram a importância do Consórcio e parabenizaram o primeiro presidente do órgão.




Postagem Anterior Próxima Postagem