Com um caso confirmado e um suspeito, variante Ômicron chega ao Vale do Paraíba

 

Caso confirmado em São José dos Campos e um suspeito em Taubaté são de pessoas que vieram do exterior: uma de Portugal e outra da África do Sul

Por Ricardo Nogueira, com informações do governo de SP e prefeituras de S.J. dos Campos e Taubaté

Um caso oficialmente confirmado pela prefeitura de São José dos Campos marca a chegada da variante Ômicron ao Vale do Paraíba. O resultado, que saiu no dia 14, confirmou a infecção, pela mais contagiosa variante do novo coronavírus por uma mulher que ficou 9 dias em Portugal e voltou para o Brasil em 29 de novembro. No dia seguinte, ela apresentou quadro de tosse, dor de garganta e febre. Ela foi atendida no Hospital Municipal de São José, onde fez o teste RT-PCR.

Sem apresentar complicações até o momento, a mulher foi orientada a ficar em isolamento domiciliar durante 13 dias na casa onde mora com a mãe, com o devido monitoramento das duas pela Vigilância Epidemiológica de São José.


Ontem (15/12), a prefeitura de Taubaté divulgou que está monitorando um caso suspeito de infecção pela variante Ômicron. Trata-se de um morador da cidade que viajou para a África do Sul. Ele desembarcou no Brasil na segunda-feira (13) e testou positivo numa unidade hospitalar daquele município. Sem apresentar sintomas graves, ele foi orientado a ficar isolado em casa. O teste de sequenciamento genético foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz e levará 5 dias para sair o resultado.

A variante ômicron preocupa os especialistas por sua alta capacidade de contágio, alastrando-se rapidamente. O maior temor é que ela dê origem a novas cepas não cobertas pelas vacinas.

IMPORTÂNCIA DA DOSE DE REFORÇO

Doses de reforço das vacinas contra a covid-19 atualmente disponíveis funcionam contra a variante Ômicron do coronavírus e parece não haver necessidade de reforços específicos, disse o especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos (EUA) Anthony Fauci na quarta-feira (15).

Todas as três vacinas contra a covid-19 autorizadas nos EUA parecem ser significativamente menos protetoras contra Ômicron em testes de laboratório, mas uma dose de reforço provavelmente restaura a maior parte da proteção, de acordo com estudo publicado na terça-feira (14).

QUADRO ATUAL É ESTÁVEL NA REGIÃO

A Ômicron chega ao Vale do Paraíba em momento de queda substancial no número de novos casos e mortes por Covid-19. Por precaução, quase todas as cidades da região cancelaram o Reveillon, incluindo os 3 municípios da Comarca de Bananal. (clique aqui para ler/reler a matéria)

O Estado de São Paulo registrou na quarta-feira (15) 4.449.806 casos de COVID-19 durante toda a pandemia e 154.848 óbitos. Os dados contabilizam balanço acumulado de notificações desde o dia 11 de dezembro, devido a problemas no sistema de notificação do Ministério da Saúde (MS) que inviabilizaram atualizações neste período.

Entre o total de casos, 4,27 mil tiveram a doença e já estão recuperados, sendo que 459.300 foram internados e receberam alta hospitalar.

Há 2.264 pacientes internados em todo o território paulista, sendo 898 em unidades de Terapia Intensiva e 1.366 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 20,1% e na Grande São Paulo de 26%.
Postagem Anterior Próxima Postagem