Bananal altera estratégia no atendimento a casos de covid e síndromes gripais a partir deste dia 17


Intenção é descentralizar atendimentos, com Postos ESFs cuidando da testagem e casos leves, deixando parte da Unidade Básica de Saúde com os quadros mais graves separado da parte ambulatorial e infantil

Por Ricardo Nogueira 

O expressivo aumento na procura da Unidade Básica de Saúde Monsenhor Cid França Santos para atendimento de casos suspeitos de covid-19 e de síndromes gripais, levou a Secretaria de Saúde de Bananal a mudar a estratégia do atendimento ao público a partir desta segunda-feira, 17 de janeiro. 

O objetivo é otimizar o atendimento e descentralizar a busca pelo local, utilizando os postos ESFs (Estratégia de Saúde da Família) para a realização da coleta dos testes de covid-19 e orientação para as pessoas com sintomas menos graves.

As três entradas da Unidade (duas laterais e uma central) serão utilizadas para triagem, separando a demanda infantil da adulta e pela natureza das enfermidades.

A entrada lateral próxima à agência dos Correios será destinada ao atendimento das crianças. A entrada principal será para portadores de síndromes gripais e pessoas positivadas para covid-19 em situação mais grave. A entrada ao lado da farmácia será para atendimento médico das outras enfermidades em geral, não atreladas a síndromes respiratórias.


As novas orientações foram repassadas pelo médico Paulo Baltazar em vídeo divulgado pela prefeitura no dia 12 de janeiro.

O médico informou que os casos de covid-19 aumentaram consideravelmente pela variante ômicron, mas em situação menos grave que contaminações pelas cepas anteriores do vírus. "Os casos aumentaram muito. Só devem procurar a Unidade os casos mais graves. Testagem e menos graves devem procurar os postinhos de saúde dos bairros".

Ele traduziu o intuito da estratégia considerando que "assim nós vamos diminuir o fluxo, porque os testes serão feitos na base, lá nos postos de saúde, e aqui na Unidade será reservado só para os casos mais graves, para facilitar a vida de todo mundo"

Dr. Baltazar também enfatizou a importância da vacinação e incentivou as pessoas a completarem o esquema vacinal.

Postagem Anterior Próxima Postagem