Tempestades voltam a causar estragos no Sul Fluminense nesta segunda-feira (14/02)

Foto divulgada pelo Monitoramento Climático Fluminense mostra uma nuvem shelf cloud, que precede tempestades, avançando sobre a cidade.

Com informações da Defesa Civil e Monitoramento Climático Fluminense

O Sul Fluminense voltou a sofrer com a precipitação de grande volume de chuva. Estragos e transtornos foram registrados em Itatiaia, Barra Mansa e Volta Redonda.

Áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade provocaram temporais isolados durante a tarde e começo de noite desta segunda-feira (14/02) no estado do RJ.

Durante a tarde, a Defesa Civil de Barra Mansa registrou o afundamento de uma calçada próxima a um estacionamento na Rua Dr. Mário Ramos, no Centro. Não houve registro de feridos. A rua foi interditada parcialmente para evitar acidentes.

No local passa uma galeria de água pluviais e pela forte pressão acabou se rompendo pela vazão da forte chuva, levando toda a sustentação de base.


A queda da calçada ocasionou um vazamento de água e gás. O Corpo de Bombeiros e a empresa responsável pelo serviço de gás encanado foram acionados.

Uma foto divulgada pelo Monitoramento Climático Fluminense mostra uma nuvem shelf cloud avançando sobre a cidade. Shelf Cloud, é um tipo de Nuvem arcus, cujo aspecto característico é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma cumulonimbus, esse tipo de nuvem precede uma tempestade.

Em Volta Redonda ocorreram alagamentos de vias públicas em locais de grande movimento, no entorno da CSN. Uma enxurrada comprometeu o trânsito nos bairros Conforto, Vila Santa Cecília e Santo Agostinho. No Jardim Primavera uma árvore caiu sobre um carro bloqueando uma rua.

No início a noite, o Monitoramento Climático Fluminense indicava que a chuva mais intensa com raios, rajadas de vento e pequena chance para queda de granizo ocorria em áreas da região Serrana e Grande Rio, principalmente entre Teresópolis, Bom Jardim, Cordeiro, Trajano de Moraes e Itaboraí .

No Médio Paraíba Fluminense a chuva igualmente intensa ocorria entre Itatiaia, Resende, Paraíba do Sul e Três Rios. 

As instabilidades iam no sentido leste.

No decorrer da noite novas áreas de instabilidades poderiam surgir no estado do RJ, provocando temporais localizados, porém intensos. Havia possibilidade da chuva vir acompanhada de raios e rajadas de vento. 

Postagem Anterior Próxima Postagem