Cia. Arte in Cena se apresenta em Festival de teatro em Minas Gerais

 


Grupo bananalense apresenta peça com narrativa ficcional sobre o "Cemitério do Morro

Por Ricardo Nogueira, com informações da Cia. Arte in Cena

A Cia Arte In Cena - Companhia de teatro de Bananal, participa neste sábado, 23 de julho, do XX FACE, o Festival Nacional de Artes Cênicas em  Conselheiro Lafaiete, conhecida como a cidade do teatro em Minas Gerais. Com mais de 60 apresentações, o festival conta com grupos de 5 estados e está ocorrendo desde o dia 16, com o encerramento no domingo, 24 de julho.

A Cia. Arte in Cena, em parceria com a prefeitura de Bananal e apoio de patrocinadores, está levando 3 integrantes para o Festival, representando o município e o potencial dos artistas locais.

A peça será encenada às 15h deste sábado, na Rua dos Tijolinhos em Conselheiro Lafaiete.

O monólogo itinerante conta a história de Candinho, um sujeito popular recém falecido que discorre sobre a vida, a morte e seus outros processos. Caminhando por uma ladeira que representa o "Cemitério do Morro", a peça mistura narratividade, performance e intervenções artísticas no espaço, para contar sobre o dia em que os mortos se ergueram.

Será a segunda apresentação da Cia. teatral  bananalense em solo mineiro. Em janeiro de 2022, a partir do convite de amigos, participaram em Governador Valadares de um dos primeiros festivais organizados no país depois do período mais grave da pandemia. A destacada atuação do grupo resultou em 3 premiações na categoria alternativo/rua: Melhor figurino, Melhor ator e melhor Peça.

"Com apoio e patrocínio de amigos e artistas locais e estaduais, aprofundamos nossas pesquisas sobre os figurinos, a maquiagem, o cabelo, as músicas e os gestos e chegamos nessa peça que além de um evento, é um ato público", declara Heleno Donizete, Diretor Executivo da Companhia. Foi ele que produziu, atuou e dirigiu o monólogo itinerante.

Com mais de 10 anos de história, a Cia Arte in Cena se dedica hoje ao teatro de rua.

A partir de 2020 realizaram uma pesquisa sobre a cidade de Bananal. "Aterrando os pés no nosso solo nos deparamos com a literatura de Wagner Fernandes, um importante escritor local e os causos do livro "Sobre histórias de Sacis e outras lendas" publicado em 2019", destaca Heleno.

Durante o ano de 2021 a Cia. se aprofundou na pesquisa da peça "O misterioso caso do cemitério do morro", publicada no livro, a partir do Programa de Qualificação em Artes do estado de São Paulo (PQA), que leva agora para o festival mineiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem