Polícia Ambiental apreende armas e munições no "Sertão das Pimentas", em Bananal


Em barracão numa estrada vicinal com acesso pela SP-247, foram encontradas 4 espingardas e munições de diversos calibres, além de potes de pólvora, espoletas e um carregador .22

Por Ricardo Nogueira

Durante um patrulhamento preventivo na localidade popularmente conhecida como "Sertão das Pimentas", em Bananal, uma equipe do 2º Pelotão da 4ª Cia do 3º Batalhão da Polícia Ambiental apreendeu armas e munições num barracão de madeira.

A patrulha ocorreu no dia 26 de janeiro, em estrada vicinal com entrada numa bifurcação no final da SP-247, rodovia de acesso à Serra da Bocaina em Bananal. A localidade, dentro da Zona de Amortecimento da Bocaina, margeia o Parque Nacional, vizinha a área territorial de São José do Barreiro.

Os policiais ambientais atendiam uma denúncia sobre plantio de entorpecentes e comércio de pássaros silvestres mantidos em cativeiro na região. No deslocamento, se depararam com o barracão de madeira e conseguiram visualizar, através da janela frontal, uma carabina pendurada na parede e vários cartuchos de arma de fogo sobre um fogão de lenha. No momento da operação não havia ocupantes no barracão.

 

Os policiais foram até a parte de trás da propriedade e encontraram uma porta aberta. Ao adentrar no barracão, encontraram 4 espingardas e várias munições de diversos calibres, além de potes de pólvora, espoletas e um carregador de arma calibre 22.

Produtos apreendidos na operação:

 - 16 cartuchos intactos de calibre .20

 - 01 cartucho defragrado de calibre .20

 - 22 cartuchos de calibre .38 intactos

 - 01 cartucho de calibre .38 defragrado

 - 13 cartuchos de calibre .28 intactos

 - 06 cartuchos de calibre .28 defragrados

 - 48 cartuchos de calibre .22 intactos 

 - 01 cartucho de calibre .22 defragrado

 - 08 potes de pólvora 

 - 02 potes de espoleta 

 - 01 carregador calibre .22 

 - 01 recipiente contendo pólvora com aproximadamente 650 gramas.

 - 02 carabinas calibre .28

 - 01 carabina calibre. 38

 - 01 carabina calibre 22

Com o material apreendido, as equipes desceram para o centro de Bananal e apresentaram a ocorrência na Delegacia, junto ao Plantão da Polícia Judiciária, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência para as providências cabíveis.


Fontes ouvidas pelo jornal relataram que tem aumentado consideravelmente naquele local a prática de caça irregular. "Caçadas clandestinas sempre tiveram por aqui, mas ultimamente isso aumentou demais", relata uma fonte. A mesma fonte disse ter esperança de que essa apreensão aumente o suporte do governo estadual às operações de patrulhamento da PM Ambiental, sempre empenhada em proteger a área. 

Pessoas que frequentam e conhecem a região consideram fundamental coibir o quanto antes a ação predatória dos caçadores que, há tempos, vem agindo impunemente, extinguindo ou capturando espécies da fauna local.

"Sabemos que em Bananal muitas pessoas nem tem ideia da presença de caçadores por aqui e esse desconhecimento dá a eles cobertura para continuar matando e capturando animais de forma descontrolada e impune", relata uma das fontes ouvidas pela reportagem.






Matéria atualizada às 10h34 de 30/01 para correção de informações sobre a localidade do fato

Postagem Anterior Próxima Postagem