Carnaval de Bananal: relembre como foi a folia antes da pandemia, há 3 anos.


Quando o reinado de Momo retornar a Bananal, terão se passado 3 anos sem blocos, fantasias, baterias, trios elétricos...

Por Ricardo Nogueira

Impensável para gerações que, por décadas, contavam nos dedos a chegada da folia a cada ano, ficar sem o Carnaval no calendário devido a uma pandemia por 2 anos consecutivos (2021 e 2022) foi uma enorme frustração.

A interrupção abrupta não só privou a brincadeira nas ruas, como também impactou a economia das localidades onde o Carnaval tem uma forte tradição, como Bananal.

Os dias de folia sempre foram essenciais para o comércio local compensar a queda de movimento verificada na quaresma. Injeta dinheiro para manter negócios e empregos no período de baixa.

Quando o reinado de Momo retornar a Bananal, terão se passado 3 anos sem blocos, fantasias, baterias, trios elétricos, rede hoteleira lotada, casas alugadas e vendas em alta.


Curiosamente, assim como neste ano, o Carnaval de 2020 caiu no terceiro final de semana de fevereiro. Quantas pessoas se lembram de como ele foi? Qual a estrutura montada pela prefeitura na época? Quantos e quais foram os blocos que desfilaram na avenida principal de Bananal?

Baseada na cobertura do Carnaval daquele ano, a Gazeta apresenta uma retrospectiva - com os links das matérias originais - para você relembrar o último carnaval pré-pandemia de Covid-19.

4 dias de folia

Já sob o espectro da iminente chegada da Covid-19 (até então não havia casos registrados no Brasil), algumas medidas sanitárias preventivas já estavam sendo adotadas pela prefeitura - além da contenção financeira - e o Carnaval, que desde os anos de 1990 começava em Bananal na sexta-feira a noite, só foi iniciado no sábado.

A Prefeitura voltou a implantar a Zona Azul no período, definindo valores por decreto. A criatividade na decoração de rua foi empregada no reaproveitamento de ornamentos de edições anteriores. Também não houve montagem de palco ou contratação de grandes bandas. O som nas ruas e praças foi mecânico, cabendo aos blocos dar o diferencial nas atrações. Foram eles a proporcionar ritmistas nas baterias e artistas em trios elétricos.

Sábado de Carnaval

A abertura oficial, no dia 22 de fevereiro, foi às 20h no trecho principal da Rua Manoel de Aguiar, mas horas antes houve Matinê Infantil na praça Rubião Júnior com a banda local "Tereza Cristina". A noite de abertura contou com desfile dos blocos "Vira Copo", "Boa Morte" e "Pergunta Lá". nenhum deles tem desfile confirmado na folia de 2023.



Domingo

O Domingo de Carnaval em Bananal sempre foi "forte" e não foi diferente em 2020. Teve a tradicional "Caminhada Carnavalesca" pelas ruas do Centro Histórico durante a tarde. No período noturno, desfilaram na avenida os blocos "Perguntinha" (versão infantil do bloco "Pergunta Lá"), o bloco da Vila e o irreverente Bloco das Piranhas. Para este ano, até o momento, está confirmado apenas este último. Já a Caminhada Carnavalesca está confirmada para o domingo da edição 2023.




Segunda-feira de "Megablocos"

A Segunda-Feira do Carnaval de 2020 foi gigante, com blocos de grande apelo popular. No final da tarde, o bloco "BananaFla", promovido pela Embaixada do clube da Gávea em Bananal, levou milhares de torcedores locais e visitantes para a rua. Com charanga, banda e kombi de uma cervejaria, o desfile contou com a participação do torcedor símbolo "anjinho" e do Vice-Presidente do projeto de Consulados e Embaixadas do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos.
 

Horas depois, abrindo as atrações do período noturno, o "Bloco da Palha" se apresentou mais uma vez ao público com suas fantasias e adereços confeccionados com muito trabalho e dedicação.

Em seguida, a noite foi agitada pelo sensacional "Bloco do Fritz", arrastando mais de 300 componentes com um trio elétrico animado pela dupla Julinho Marassi e Gutemberg. Fechando a noite, o bloco "Pé de Cana" reeditou um dos mais famosos blocos de Bananal dos anos 70/80, embalado pela bateria "Super Show" com ritmistas de Volta Redonda. Em 2023, estão confirmados os blocos da Palha e o Fritz.



 
Terça-feira

Repetindo anos anteriores, o último dia de folia em 2020 foi de poucos atrativos, sem desfiles de blocos de maior apelo. Mas isso não diminuiu a animação da maioria dos foliões na despedida do Carnaval. O movimento se manteve durante a reedição da matinê na Praça Rubião Júnior e com o som mecânico no baile popular das ruas. Talvez fosse bem maior se os foliões pudessem prever que só retornariam para a folia 36 meses depois.


Postagem Anterior Próxima Postagem