Defesa Civil de SP inicia treinamento com agentes municipais para o período de chuvas



Edição deste ano conta com oito oficinas que serão realizadas em todas as regiões que operam os planos preventivos para inundações

Do Governo de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou na quarta-feira (18) o ciclo de treinamentos para as Chuvas de Verão 2023/2024. A edição deste ano conta com oito oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil para escorregamentos e inundações. Durante as capacitações, os agentes municipais receberão intenso treinamento prático dividido em dois dias.

As equipes volantes da divisão de capacitação percorrem os municípios aplicando o treinamento para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão para redução de riscos e desastres.

As oficinas para os agentes municipais da região de São José dos Campos serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. 

As aulas são divididas em dois dias e contam com instrução técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, a Climatempo discorre sobre as condições meteorológicas, a Defesa Civil do Estado apresenta o tema Logística Humanitária e Situação de Anormalidade, e os alunos fazem uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitar os agentes a identificar sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.

Ao término do treinamento, todos os participantes recebem um certificado, e os municípios poderão celebrar convênios com o Estado e receber um kit com equipamentos para auxiliar nas atividades de Defesa Civil, contendo pluviômetro, lonas e equipamento de proteção individual destinados ao uso durante as ocorrências.

Agenda das oficinas preparatórias
Mês de outubro:
18 e 19 – Santos
24 e 25 – São José dos Campos
31out e 01nov – Campinas

Mês de novembro:
07 e 08 – Sorocaba
09 e 10 – Campinas
13 e 14 – São Paulo e Região Metropolitana
22 e 23 – Itapeva
28 e 29 – Registro
​​Durante as oficinas, todos os munícipios da região são convidados a participar com a presença de seus agentes de Defesa Civil.

Abertura do ciclo em Guarujá

A abertura do ciclo deste ano foi na cidade de Guarujá, destinada a todos os nove municípios da Baixada Santista. Os agentes de Defesa Civil destes municípios foram convidados a participar do treinamento. Em 2020, a cidade de Guarujá sofreu com vários deslizamentos de terra que resultaram em dezenas de mortes.

Postagem Anterior Próxima Postagem