Bananal terá Mostra Paulo Gustavo no Sábado de Aleluia (30/03), com apresentações de música, dança e teatro

Apresentações integram projetos da Lei Paulo Gustavo na cidade, com suporte a oficinas e manifestações culturais identificadas com Bananal

Por Ricardo Nogueira

Durante o feriado prolongado da Semana Santa, mais precisamente em 30 de março (Sábado de Aleluia), o Centro Histórico de Bananal terá uma Mostra de eventos pela Lei Paulo Gustavo (LPG) durante todo o dia em três eixos: Música, Dança e Teatro. Ao longo da manhã e à tarde serão apresentações de música e dança, integradas à Feira dos Produtores Rurais e Artesãos,  além de uma apresentação teatral à noite.

Os projetos fazem parte de uma série de produções culturais desenvolvidas pela Lei Paulo Gustavo em Bananal, apresentadas ao público local ao longo dos meses de março e abril.


Choro, Bossa Nova, Samba, Baião e outros ritmos 

As primeiras apresentações do dia 30 (sábado), com Lui do Vale, serão do projeto de música instrumental “Violão em Foco”, com o objetivo de resgatar a história do violão e dos grandes mestres que com o tempo mudaram a técnica de tocar o instrumento, como Dilermando Reis (violonista de Guaratinguetá), Américo Jacomino (Canhoto), Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), Luis Bonfá e Baden Powell, que transformou o violão de um instrumento de acompanhamento para um instrumento solo, levando para salas de concertos, teatros, e festivais de música. 

O Projeto será apresentado em dois horários,  às 11h e às 15h, integrado à Feira dos Produtores Rurais e Artesãos de Bananal, na Praça Pedro Ramos (da Matriz). Com produção de Sandra Viana, o espetáculo vai passear por vários ritmos como Choro, Bossa Nova, Samba, Baião e outros, em repertório de músicas que marcaram a história do Violão. A apresentação terá como convidado o baterista Agnaldo Santiago.

Jongo

O eixo musical da Mostra no Sábado de Aleluia, com apresentação prevista para as 17h, será o projeto "A origem em seus passos", criado pelo grupo de dança "Música, Corpo e Ação". Ele foi desenvolvido com o intuito de conseguir resgatar uma cultura muito forte em Bananal, o jongo. Sempre presente em muitas festas da cidade, era muito conhecido entre os moradores de Bananal, atraindo também pessoas de outros locais para assistir e participar da famosa roda de jongo.

"O processo de criação vem sendo feito desde dezembro de 2023, com pesquisas sobre a importância da cultura negra de Bananal. Nosso projeto conta com oficinas nas escolas municipais, focando em adolescentes e jovens, e chegamos agora na parte de apresentar este trabalho", declarou Santiago Valente, autor e diretor do projeto juntamente com Maria Luiza Rodrigues.

Peça Teatral às 21h

O eixo de teatro da Mostra contará com uma apresentação noturna da peça "Uma Imensidão  de Pontinhos Brilhando".  Se as condições do tempo ajudarem, a peça deverá acontecer na rua, entre a praça Pedro Ramos e a Igreja Matriz, com espaço delimitado em quadrado de 2,5m X 2.5m, num modelo de teatro arena, iluminado por canhões de led nas 4 extremidades, com o público localizado na frente. Se chover, a apresentação será no Centro Cultural Carlos Cheminand.

O texto foi criado pelo artista Heleno Donizete durante o processo da pandemia. Ele destaca que "o texto que baseou o espetáculo nasce de uma posição artista/obra/história/vida. O ator descreve a obra como um "vômito, é algo que precisava sair". Discorre sobre um trabalho de "limpar as palavras para deixar no corpo do texto somente o afeto", em referência a amiga Suely Rolnik e ao núcleo de estudos em subjetividade contemporânea da PUC.

"A estrutura foi pensada de acordo com o céu. E atos foram se nomeando. O céu. As nuvens. A lua. Entre outros… No início o texto veio como vazão de energia, de palavras soltas, de poesia. As palavras saiam mais rápido que a digitação. A estrutura ainda que confusa foi continuada. Os fragmentos foram surgindo (...). Falar sobre a existência e a vida, a dor da vida e a alegria da vida, a escolha sobre a vida e o viver. Mais do que existir. O espetáculo sustenta que podemos viver! Viver bem! O texto é todo vazado. Vaza sentidos, significados. Cadeias significantes, num olhar psicanalítico", destaca o autor, que é psicólogo.

Além da autoria da peça, Heleno Donizete, é o ator central e o Diretor Geral. Também responde pelo Figurino, junto com Santiago Valente, e pela Cenografia, junto com Chrystian Guedes. A sonoplastia é compartilhada por Chrystian e Santiago, com a Iluminação a cargo deste último. O espetáculo conta com Orientação de Lucas Ramos, do Programa de Qualificação em Artes do estado de São Paulo.

Projetos em desenvolvimento pela LPG em Bananal

Depois da Mostra de sábado, a população de Bananal poderá acompanhar, ao longo do mês de abril, projetos desenvolvidos através do incentivo financeiro da Lei Paulo Gustavo (LPG). A variada gama de atividades tem Rodas de Capoeira, oficinas culinárias e artesanais, documentários no campo audiovisual sobre a cidade (patrimônio histórico, teatro e crochê)  e até mesmo o restauro de espaço para cinema.

O espaço cultural Carlos Cheminand, por exemplo, foi premiado com a LPG no quesito Manutenção de Sala de Cinema com o projeto  "Resgatando um Sonho". Executado pelo contemplado Robespierre Vasquez Cidreira, o trabalho torna possível alguns consertos estruturais como melhorias no telhado bem prejudicado, acessibilidades e outros pequenos restauros no local.

"Esse trabalho de melhorias é de suma importância para a comunidade, pois além de revitalizar um patrimônio cultural e histórico da cidade de Bananal, vislumbrando ali um futuro ambiente para a realização de sessões de cinema,  também  irá revigorar este espaço que tem sido aproveitado com bastante frequência para encontros e reuniões diversas de todas as áreas da sociedade", destaca Robespierre.

Veja abaixo algumas produções em Bananal realizadas pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura.







Postagem Anterior Próxima Postagem